Raça Setter Inglês

Apesar da aparência tranquila, o Setter Inglês é um cão muito ativo, sempre disposto a brincar, ou acompanhar o dono para todos os lugares. Calmo, é uma boa opção para crianças, já que costuma ser paciente, benevolente e se envolver nas brincadeiras.

Muito ligado ao dono, é o tipo de cão que não deve ficar muito tempo sozinho, ou isolado. Ele precisa de espaço para correr e se exercitar, mas também pode se adaptar facilmente em um apartamento, desde que faça vários passeios por dia.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça
Porte: grande
Pelagem: da parte posterior da cabeça, em linha com as orelhas, o pelo é ligeiramente ondulado, longo e sedoso. Já os culotes e membros anteriores, praticamente até as patas, apresentam franjas
Cores: preto e branco (azul belton), laranja e branco (laranja belton), limão e branco (limão belton), fígado e branco ( fígado belton) ou tricolor, que é azul belton com o marrom (castanho) ou fígado belton e castanho, todos sem grandes manchas pelo corpo. Porém há preferência por manchas (belton) sobre todo o corpo
Temperamento: companheiro, ativo, tranquilo e dócil

Histórico

Seus traços não negam. Pointers e Spaniels integram seus antepassados. Conhecida há mais de quatro séculos, o Setter Inglês é um dos cães de tiro (dá ‘assistência’ à caçada e ainda recolhe a presa) mais antigos.

As características conhecidas atualmente são resultado do esforço do inglês Edward Lawerack, que aprimorou a raça durante o século 19. Ele procurava pelos melhores Setters – tanto a parte física como o temperamento – para obter filhotes da melhor qualidade.

Cuidados e Dicas

Problemas de saúde relacionados à raça são displasia coxo-femural, surdez e alergia.

Curiosidades

No ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Coren, o Setter Inglês aparece na 37ª posição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo