Raça Spaniel Bretão

Caçadores apreciam muito o Spaniel Bretão, pois ele é um excelente pointer e retriever (apontador e recolhedor de caça). Muito ativo é o tipo de cão que precisa de espaço para correr e brincar. Pode adaptar-se bem em apartamentos, desde que faça vários passeios por dia. Outra vantagem é que o cão costuma latir pouco e é muito limpo.

Fiel, dócil e brincalhão, é uma boa companhia para crianças, e parceiro perfeito para pessoas ativas. É um cachorro rústico, esperto, sempre pronto para aventuras.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: pelo fino, assentado ou ligeiramente ondulado
Cores: branco e laranja, branco e preto, branco e fígado, salpicados com manchas brancas irregulares. Pelagem malhada ou ruão, algumas vezes mosqueado sobre o focinho, lábios e membros. Igualmente no caso de pelagem tricolor com manchas fogo (do laranja ao fogo escuro), acima e nas laterais do focinho, acima dos olhos, nos membros, no peito e acima da raiz da cauda. A listra branca estreita da cabeça é desejada em todas as coras. Não se admite a pelagem unicolor.
Temperamento: inteligente, sociável, equilibrado e dócil

Histórico

Para uns ele é espanhol, para outros, francês. A origem do Spaniel Bretão é incerta, mas é muito provável que ele tenha parentesco com o Cão de Oysel. Sabe-se apenas que a raça foi desenvolvida na França e oficialmente apresentada em 1896.

Sua fama e aceitação logo se espalharam e nove anos depois ganha um clube.

Cuidados e Dicas

Algumas doenças comuns à raça são dermatite alérgica e problemas auditivos.

Curiosidades

O Spaniel Bretão ocupa a 19ª posição na lista de inteligência canina elaborada por Stanley Coren.

Artigo AnteriorPróximo Artigo