Raça Terrier Escocês

O Terrier escocês é um excelente caçador de pequenos animais, criado na cidade de Aberdeen, na Escócia. Tem porte pequeno e pernas curtas, mas é bem robusto. Pesa entre 8 e 11 kg e possui a cauda e as orelhas arqueadas. O seu pelo é curto nas costas e longo nas laterais, criando uma espécie de “cortina” que faz suas pernas desaparecerem.

Ficha Técnica

Origem: Escócia
Utilização: caça
Porte: pequeno
Pelagem: pelo longo
Cores: preto, bridle e trigo
Temperamento: ativo, valente e territorial

Histórico

O criador da raça foi o escocês Van Best, que viveu no início do século 19, na cidade de Aberdeen, Escócia. Os animais de Best eram uma variação do terrier que se mostraram muito bons para a caça em tocas. Apesar das mudanças na raça até os primeiros pedigrees, que foram de 1887, o Terrier Escocês atual ainda mantém muitas das suas características dos animais de Best.

Os cães foram introduzidos nos EUA no final do século 19, mas apenas entre as duas Grande Guerras que se tornou mais difundida. No Brasil, o animal começou a ser criado em canis à partir de 1952.

Cuidados e Dicas

O Terrier Escocês mantém muito de seu temperamento de caçador. São alertas, inteligentes e possuem uma determinação surpreendente. Podem ser um pouco teimosos, portanto, precisam ser bem ensinados desde cedo a se comportar na casa. Também é recomendado que sejam introduzidos a outros cães ainda jovens para que não se tornem violentos com os companheiros.

Como o Terrier Escocês foi originalmente criado para caçar texugos, eles têm uma grande propensão a perseguir pequenos roedores como esquilos, ratos e camundongos. Portanto, é recomendado que usem uma coleira para passear.

A raça apresenta uma grande propensão a desenvolver câncer. Pesquisas do Veterinay Medical Data Program mostraram que a raça é vinte vezes mais propensa a desenvolver câncer de bexiga do que a média. A melhor maneira de ajudar a prevenir a doneça é certificar-se que o animal tenha pouca exposição a pesticidas, solventes e fumaça de cigarro, além de fornecer uma dieta rica em vitaminas e bastante exercício.

Curiosidades

O Terrier Escocês tem uma grande história de donos ilustres, especialmente nos EUA, o que ajudou a difundir a raça pelo mundo. Três presidentes norte-americanos tiveram o animal como “primeiro-cachorro”, inclusive o ex-presidente George W. Bush. Outros donos famosos incluem Humphrey Bogart, Bette Davis, Julie Andrews, Liza Minnelli, Rainha Vitória da Inglaterra, Ronald Reagan e Franklin Roosevelt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo