Raça Weimaraner

Por ser esperto e brincalhão, o Weimaraner, também conhecido como Braco de Weimar, precisa de espaço para correr, brincar e se exercitar. Sua personalidade definitivamente não se adapta à apartamentos e locais pequenos. Gosta da companhia do dono e dos familiares, e é muito paciente com crianças. Fica muito apegado ao dono, não gosta de passar muito tempo sozinho.

Por ser um cão inteligente que aprende rápido quando treinado. Porém, também aprende com rapidez o que não deve fazer. Recomenda-se submetê-lo a adestramento de obediência desde filhote.

Ficha Técnica

Origem: Alemanha
Utilização: caça e aponte
Porte: grande
Pelagem: há dois tipos: pelo curto e longo. O pelo curto é denso, aderente, e um pouco mais longo do que a maioria dos cachorros de pelo curto. Os de pelo longo apresentam os fios macios, lisos ou levemente ondulados. Os pelos são um pouco mais longos debaixo do pescoço, antepeito e parte inferior do corpo. Também podem ou não apresentar subpelo.
Cores: cinza, nas tonalidades prata, corça ou rato. Cabeça e orelhas geralmente mais claras. Pequenas manchas brancas são permitidas apenas no peito e nos dedos. Alguns exemplares apresentam no dorso uma linha mais escura, mais ou menos bem traçada.
Temperamento: companheiro, dócil, brincalhão e teimosos

Histórico

Assim como muitas raças a origem do Weimaraner é um pouco obscura. Sabe-se ao certo que ele foi criado na corte de Weimar, na Alemanha, no início do século 19. A raça já era apreciada por caçadores antes mesmo de ser aprimorada. A partir de então, os cruzamentos tiveram início para o aprimoramento da raça. O Hühnerhund também foi utilizado para o desenvolvimento do Weimaraner.

Cuidados e Dicas

A pele do Weimaraner costuma ser delicada e merece atenção. Eles podem apresentar piodermite e seborréia seca.

Curiosidades

Um Weimaraner já teve o privilégio de correr pelos corredores da Casa Branca. Heidi foi a cachorra escolhida pelo presidente Dwight D. Eisenhower.

Artigo AnteriorPróximo Artigo