Bem-vindo à nova coluna sobre Adestramento de Cães da PetMag. Neste espaço vou apresentar dicas, técnicas e informações gerais sobre adestramento e comportamento canino para que os donos de cachorros eduquem seus próprios cães em casa.
E para começarmos, gostaria de esclarecer alguns pontos, como por exemplo: por que o adestramento dos cães é importante?
Adestrar ou educar seu animal é uma maneira de você ensiná-lo a conviver com as pessoas ao seu redor, ensiná-lo a entender os sinais e comandos que ele deve obedecer e os limites que nossa casa, cidade e comunidade os impõem. Adestrar ou educar seu cão é um presente que o dono dá ao próprio animal, à sua família, seus vizinhos e amigos. Significa saúde e segurança para seu cão, além de um relacionamento muito mais prazeroso e produtivo com todos os humanos ao seu redor.
É um prazer conviver com um cão bem educado. Primeiro de tudo, ele é um cão limpo e sabe fazer suas necessidades no local apropriado. Ele sempre é bem-vindo em qualquer lugar, pois sabe se comportar entre as pessoas e outros animais. Ele sabe quando deve ficar no lugar e vem quando é chamado, ele sabe quando é hora de brincar e quando é hora de se acalmar e não perturbar. Ele sabe passear na rua e pode brincar solto nos parques e praças.
Há muitos anos o adestramento de cães era baseado em reforço negativo. Ou seja, o cão era punido toda vez que fazia algo “errado” ou indesejado. Os adestradores usavam as famosas coleiras enforcadoras e davam puxões e trancos sem o cão saber o porquê estava sendo punido. Eles acabavam aprendendo, mas era uma experiência muito ruim.
A filosofia moderna de adestramento baseia-se em reforço positivo, ou seja, você elogia seu cão toda vez que ele te obedece e faz aquilo que você deseja e comanda. Desta maneira você ensina ao seu cão o que é que você quer que ele aprenda. Ele vai entender o que é que te deixa feliz e vai querer repetir esse comportamento, pois o que seu cão mais quer é te ver feliz.
O reforço positivo no adestramento de cães traz resultados muito mais rápidos e duradouros por vários motivos, mas quero aqui destacar os três principais:
- O simples fato da interação do dono com seu cachorro ser feita em um tom positivo deixa o cão mais predisposto a procurar entender e aprender aquilo que você está ensinando
- Os cães são animais sociais e na natureza vivem em matilhas. As matilhas têm uma hierarquia muito bem definida e estabelecida e todos os cães estão “programados”, através do seu instinto, a se subordinarem e aceitarem a liderança do cachorro-alfa (líder da matilha) como algo natural. No caso de seu cão, a matilha dele é a sua família e nada é mais natural para ele que obedecer e querer agradar o líder de sua matilha: você.
- Devido à sua natureza gregária e a organização hierárquica das matilhas, a atenção do líder do grupo é quase tão importante para os cães quanto água e alimento. Portanto, quando você dá atenção positiva ensinando-lhe algo, ele sempre ficará feliz em te atender.
Falando em atenção do dono, esta é uma ferramenta importantíssima quando você quer eliminar comportamentos indesejados. Se você negar sua atenção toda vez que ele fizer um comportamento indesejado, rapidamente ele vai perceber que aquele comportamento não lhe agrada e a consequência de tal comportamento é que ele perde a sua atenção. Como ele necessita e está constantemente suplicando sua atenção, ele vai parar de fazer tal comportamento para não perder mais a sua atenção, sem necessitar de punições.
Continue visitando a coluna toda semana que iremos nos aprofundar nestes assuntos e falar de técnicas e dicas específicas para você usar com seu cão. Quinzenalmente também terei uma seção de dúvidas sobre comportamento animal.
Comments