Infestação de pulgas nos felinos

As pulgas são parasitas que põem ovos bem pequenos e se proliferam muito rapidamente. Por isso, quando você ver cinco pulgas no seu bichano, não se engane. Isso quer dizer que há aproximadamente 95 pulgas em casa! Isso mesmo, 95 pulgas em diferentes fases de desenvolvimento. Isso, associado ao longo período que elas podem permanecer no ambiente, dificulta consideravelmente as chances de manter a casa livre do ectoparasita.

A erradicação das pulgas pode ser feita com a dedetização ambiental associada ao tratamento individual. É importante sempre observar o produto que será utilizado, pois o remédio deve ser recomendado para os felinos. Outro cuidado é a observação dos hábitos dos bichanos. Um gatinho que tem acesso à rua dificilmente ficará livre das pulgas, pois quando ele sai de casa e estabelece um contato com outros animais, fica exposto aos parasitas alheios.

Portanto, os lugares que os felinos frequentam devem ser considerados, à medida que as pulgas “sobem” nos animais apenas para alimentar-se, vivendo a maior parte de sua vida no ambiente. Assim, se um felino frequenta lugares com alta infestação, as pulgas irão em direção a ele para alimentar-se. Logo, quando chegam em casa, as pulgas também chegam.

Esses ectoparasitas são transmissores de algumas doenças como a micoplasmose a qual o felino desenvolve principalmente quando está com deficiência em seu sistema imunológico. O principal sintoma da enfermidade é uma severa anemia. A pulga também é transmissora de um parasita intestinal chamado Dipillidium sp , sendo esse um verme que acomete tanto os animais quanto os homens. Ele instala-se no intestino de sua vítima provocando um grau de anemia que vai depender principalmente do número de parasitas presentes. É também comum as infecções de pele causadas pela picada da pulga sendo muitas vezes o principal fator desencadeador da coceira nos bichanos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments