Quem é líder da matilha

A questão da liderança é muito importante para o dono e seu cão. O cachorro não é gente e precisamos conhecer sobre suas origens. Eles são animais sociais, e portanto, precisam e gostam de conviver em família (matilha), seja ela humana ou canina. Eles necessitam de um líder, um cão alfa (o dono) que imponha respeito pelo comportamento que apresenta diariamente.

O dono do cachorro deve ser o líder de sua família (matilha, vista sob o aspecto do cão). É a ele que seu cão deve obedecer e não o contrário. O cachorro respeita e gosta de ter um líder, isso lhe traz segurança. Ser o líder da matilha significa estabelecer as regras. Se o dono conseguir isso, o cachorro gostará mais dele e com certeza o respeitará mais. Se o dono não se impor ele achará que é o líder, e será a ele que todos deverão obedecer, podendo até se tornar agressivo. Dar-lhe apenas carinho não o impedirá de requerer a liderança para si próprio, e muitos donos são dominados pelos seus cães sem perceber.

Mas vá com calma na hora de querer impor sua dominância. Violência gera violência, você já deve ter escutado isso várias vezes; e com seu cachorro não é diferente. Pessoas que tentam impor a liderança através da violência só estão ensinando ao seu cão que é com violência que se deve agir. Mas existem outras maneiras mais pacificas de se tornar um líder.

O líder sempre é o primeiro! É o primeiro que come, é o que anda na frente e conduz o restante, é o que entra primeiro em casa, é o que senta no melhor lugar do sofá, etc. Não deixe que o seu cão faça isso na sua casa. Nunca permita que ele morda alguém, nem de brincadeira. Se ele ganhar a “disputa” achará que é o líder. Mas não precisa gritar com ele, bater ou dar-lhe grandes broncas. Seja apenas firme e mostre as atitudes que você gosta (com elogio e recompensa) e as atitudes que você não gosta (ignorando-o, ou falando “não!”).

Assim que seu cão reconhecer você como líder, você já verá diferença em seu comportamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo