Cachorros são companheiros, divertidos, brincalhões, leais, guardam nossa casa, entre outras diversas qualidades. Mas por outro lado, também são seres vivos que necessitam de cuidados e atenção, principalmente quando são filhotes.
É sempre uma alegria a chegada de um filhote na nossa casa, e é bom que seja assim mesmo, mas antes, é preciso um planejamento simples para que esta alegria possa continuar por muito tempo.
O cãozinho, via de regra, chega à casa do novo dono quando está com 45 ou 60 dias de vida. Ainda é um bebê e precisa de cuidados especiais. É preciso oferecer a ele alimento, um local adequado para ficar, alguém que limpe seu cocô e xixi, que dê carinho e que brinque com ele.
É preciso lembrar que até então ele estava acostumado com sua mãe e irmãos, com o ambiente em que estava inserido e com seu antigo dono. Mas, a partir de agora, quem vai ter que cuidar dele é você, e aos poucos, ele vai aprender a amá-lo mais do que nunca. E é aí que mora o perigo.
Muitos donos de filhotes acham que eles são muito novos para receber algum tipo de limite, mas não é bem assim que funciona. Quando o cão é pequeno e possui aquela carinha irresistível que todo filhote tem, o dono fica impelido a deixá-lo fazer algumas coisas que mais tarde pode se arrepender profundamente.
Tenha em mente que é muito mais fácil ensinar o certo ao cachorro desde cedo do que consertar o errado depois. E quanto mais cedo você começar, melhor! Se as concessões aumentam, os problemas aumentam na mesma proporção.
Os primeiros dias
O cão recém chegado vai chorar nos primeiros dias em que estiver na sua casa, e já aí começa um aprendizado importante. A maneira como você vai lidar com isso vai ser imprescindível no comportamento do seu cão com você. Nessa hora temos a tendência de proteger o cachorro indefeso e assim ensinamos a ele que se ele chorar ou reclamar vai ter toda a nossa atenção, e se chorar mais ainda, vai conseguir que os peguemos no colo ou mesmo colocá-los para dormir dentro de casa. Afinal quem aguenta aquela choradeira a noite toda?
Só mãe aguenta! Mas como você está fazendo o papel de “mãe” neste momento na vida do filhote, então, você deverá aguentar pacientemente. Isso porque quanto mais ele perceber que o choro dele causa reação em você, mais ele vai chorar. Não deve deixá-lo associar uma coisa à outra.
É claro que você pode confortá-lo neste momento tão difícil de adaptação. Mas NUNCA quando ele estiver chorando ou reclamando. Espere ele dar uma pausa e vá fazer um carinho para ele não se sentir sozinho a noite toda.
Atenção para isso; nunca atenda as suas necessidades quando ele estiver reclamando, pois assim ele vai dominar você rapidamente. E depois a convivência com ele pode ser difícil para vocês dois.
Ensine seu cão a não depender de você. Ensine-o a ficar sozinho também. Ele não deve sentir-se abandonado quando você não está em casa. Brinque com ele no local que você escolheu como dele. Alguns donos sempre tiram o cachorro do local escolhido e vai brincar com ele em outro lugar. Não faça isso, principalmente no começo. Deixe-o entender que o local dele é um ambiente que pode ser prazeiroso para vocês dois. Ele também vai querer ficar lá. E feliz!
São essas pequenas atitudes, que tomadas desde quando são filhotinhos, que vão fazer a diferença no relacionamento de vocês.