“Paraíso dos chimpanzés” acolhe animais rejeitados pela indústria farmacêutica

Não é novidade que as conquistas científicas e medicinais continuam em dívida com os animais, assim como a indústria de cosméticos. Os testes laboratoriais são feitos em diversas espécies animais, inclusive primatas, como os chimpanzés. Sobre eles, também não é novidade que são vítimas da indústria do entretenimento, usados como parte do espetáculo em circos e outros tipos de shows, e que isso causa traumas, doenças e lhes tira qualquer tipo de liberdade.

A boa notícia é que alguns deles encontraram o paraíso… ainda na Terra. Mais especificamente em Keithville, Los Angeles (EUA). A Chimp Haven é uma instituição fundada em 1995 destinada a atender às necessidades de chimpanzés a longo prazo, proporcionando a eles uma vida num habitat ideal.

Devido a uma série de abusos da indústria farmacêutica, que realizava testes nestes animais por fatos como, geneticamente estarem mais estreitamente ligados aos seres humanos do que qualquer outra espécie, foi criada em 2000 a Lei CHIMP, que promove a proteção e melhoria da saúde dos chimpanzés, estabelecendo, assim o Federal Sanctuary System.

A Chimp Haven foi confiada neste contrato federal a criar um santuário onde seus moradores vivessem em grandes grupos sociais em espaçosos e habitats ao ar livre, podendo assim, alcançar liberdade e autodeterminação. Hoje existem mais de 40 funcionários responsáveis pelo cuidado dos chimpanzés. A organização inclui apoio administrativo, produção e cuidados veterinários, estudos e pesquisas sobre o comportamento dos chimpanzés, entre outros serviços.

Desde sua inauguração, a Chimp Haven cuidou de mais de 300 chimpanzés e conta atualmente com mais de 200. Conheça a história de alguns deles aqui.

Confira nossa galeria com fotos lindas desse paraíso na Terra.

Fonte: Hypeness

Artigo AnteriorPróximo Artigo