Raça Britânico de Pelo Curto

Originária do cruzamento dos gatos de rua britânicos e os romanos no final do século 19, a raça Britânico de Pelo Curto, é hoje uma das mais resistentes dentre os felinos domésticos. Se bem cuidados, podem chegar aos 20 anos!

Para tentar preservar a espécie durante os anos 50, o Britânico de Pelo Curto foi cruzado com a raça Persa Azul, obtendo maior popularidade devido às variações de cor.

Dono de um corpo forte e pesado, o gato apresenta pernas curtas e as patas grandes. Outro diferencial são suas bochechas bem cheias.

Suas principais características são a lealdade ao dono e inteligência. Não é à toa que a raça pode ser facilmente vista em comerciais de TV norte-americanos e filmes de Hollywood.

Ficha Técnica

Origem: Inglaterra e Itália
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: azul (cinza), creme, preto, branco e listrado
Temperamento: sesistente, muito afetuoso e possessivo

Histórico

Os Britânicos de Pelo Curto são gatos de companhia originários dos primeiros felinos trazidos de Roma para a Grã-Bretanha no século 1.

Devido à popularidade dos gatos de raças mais exóticas na década de 50, por pouco a espécie não foi extinta. Foi nessa época que o cruzamento da raça com Persas Azuis favoreceu o seu desenvolvimento e popularidade.

Cruzamentos recentes entre o Britânico de Pelo Curto e o Himalaio levaram ao aparecimento do Britânico de Pelo Longo.

Cuidados e Dicas

O Britânico de Pelo Curto deve ser escovado diariamente, uma vez que sua pelagem é muito densa e fina. Mas ao contrário dos de pêlo longo, esse cuidado não é essencial.

O gato é bem forte e robusto, dificilmente fica doente.

Curiosidades

É a estrela do comercial de uma famosa marca de ração para gatos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo