Raça Chartreux

Dono de um temperamento incrivelmente calmo, inteligente e companheiro, o Chartreux é um gato francês que não pode negar a origem, a cidade de Chartreuse, do famoso licor de mesmo nome.

Com um corpo forte e musculoso, o gato é pouco sonoro, sendo ideal para pessoas idosas. Sua cabeça é grande e redonda, com bochechas bem desenvolvidas. Suas pernas são curtas, enquanto as patas são redondas e grandes. Os olhos cobre amarelados chamam atenção em meio a face arredondada e o focinho curto.

Trata-se também de um animal muito tolerante e adaptável, aceitando brincadeiras mais irritantes de crianças e a convivência com outros pets. Uma de suas características mais marcantes é o pelo laminado, muito denso, que resiste até mesmo à água.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: companhia/caça
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, denso e suave, levemente prateado
Cores: cinza e suas variações sãs as únicas cores aceitas
Temperamento: tolerante, tranquilo e leal

Histórico

Este belo gato robusto é originário da França, e acredita-se que ele exista desde o século 16. O felino é natural da cidade de Grenoble, e ganhou nome científico nos anos 30 por um veterinário francês.

O Chartreux só ganhou reconhecimento, contudo, por volta de 1970, quando desembarcou na América do Norte. O gato também é criado em alguns paises da Europa, mas por suas semelhanças com o Britânico de Pelo Curto e o Europeu Azul de Pelo Curto, não é tão popular.

Cuidados e Dicas

É ideal para quem mora em lugares fechados como apartamentos, pois não é muito ativo.

Não é aconselhado expor o felino ao sol, pois seu pelo pode ficar com manchas em tons castanhos devido aos raios solares.

Para manter o brilho laminado do pelo, é necessário a escovação diária.

Curiosidades

Apesar de ser muito silencioso, o gato adora ronronar e é famoso por parecer estar sempre sorrindo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo