Espécie Acará Bandeira

O Acará Bandeira é um peixe elegante, com longas nadadeiras que transmitem a sensação de que o animal “flutua” enquanto corta a água. Eles são comuns tanto em cativeiro quanto em seu ambiente natural, habitando águas rasas, calmas e com vegetação rica.

O Acará Bandeira, ou Angelfish (peixe-anjo), como é conhecido no exterior, é um dos mais populares peixes de água doce do mundo entre os aquaristas.

A variação Pterophyllum scalare, é a mais encontrada nas lojas especializadas, quase todas criadas em cativeiro. Os Pterophyllum leopoldi, são menores e mais agressivos e os raros Pterophyllum altum já requerem cuidados mais complexos e são recomendados apenas a aquaristas experientes.

Ficha Técnica

Nome popular: Acará Bandeira
Nome científico: Pterophyllum scalare
Origem: Brasil (Bacia Amazônica)
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 6.8
Temperatura: 27ºC
Tamanho adulto: 15 cm
Tamanho do aquário: 100L

Cuidados e Dicas

Parte da popularidade do Acará Bandeira se dá justamente pela facilidade de mantê-lo. Deixando o pH em torno de 6.8, com temperatura próxima aos 27ºC, e sem companheiros agressivos, dificilmente o entusiasta vai ter problemas com o animal que pode viver até 7 anos em um aquário bem cuidado.

Por se tratar de um peixe de cardume, é recomendado que se adquira pelo menos três exemplares, pois as brigas podem se tornar frequentes em duplas. Devido à sua popularidade, diversas subespécies diferentes podem ser encontradas nas lojas, o que faz com que muitos aquaristas mantenham cardumes multicoloridos.

Reprodução

Apesar do ideal ser separar a dupla dos demais peixes, o Acará Bandeira se reproduz bem em um aquário comunitário se o casal já estiver formado. Eles gostam de depositar seus ovos em superfícies como chão de cascalho ou plantas. Alguns aquaristas até mesmo improvisam um “berçário” com telhas ou tubos de PVC.

Os ovos eclodem em cerca de 48 horas, e os pais comem aqueles que não foram fecundados. Vale lembrar que os adultos devem estar particularmente bem alimentados nesse período para que não comam também os recém-nascidos.

Curiosidades

A alta resistência e facilidade de reprodução do Acará Bandeira permitem que ele dobre a sua população a cada 15 meses caso as dimensões do aquário permitam.

Artigo AnteriorPróximo Artigo