Espécie Bótia Palhaço

Um peixe ativo e colorido que alegra o tanque. Uma das característica que mais apaixona os amantes das Bótias é que elas são muito ativas e não apresentam agressividade com outros peixes. Alguns aquaristas relatam até que elas têm um comportamento brincalhão na hora de comer, dando piruetas ou ficando de ponta-cabeça.

Ficha Técnica

Nome popular: Bótia Palhaço
Nome científico: Botia macracantha
Origem: Tailândia, Malásia e Java
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 7
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 30 cm
Tamanho do aquário: 200L

Cuidados e Dicas

São peixes de grupo e não devem ser adquiridos sozinhos. Ajudam bastante na limpeza do aquário pois seus bicos finos atingem partículas de comida que outros peixes têm dificuldade de alcançar, além de caçarem caramujos que podem infestar o tanque.

O criador também deve tomar cuidado com os espinhos que se situam logo abaixo dos olhos da Bótia. Apesar de serem quase imperceptíveis a olho nu, são uma arma usada contra predadores e podem machucar.

Reprodução

A reprodução em aquários não ocorre. É praticamente impossível diferenciar o macho da fêmea e muitos cientistas acreditam que, por motivos desconhecidos, as Bótias quase nunca atingem a maturidade sexual em aquários.

Curiosidades

Quando vai dormir, a Bótia se deita no fundo do aquário, o que pode assustar quem não conhece esse seu comportamento, dando a impressão de que o peixe está morto ou doente quando de fato está apenas descansando. Ela também tem o curioso hábito de imitar o comportamento de outros peixes em aquários comunitários, se escondendo ou sendo mais ativa de acordo com a movimentação dos companheiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo