Espécie Tubarão Bala

Apesar da aparência de torpedo e do nome, o Tubarão Bala não é um tubarão verdadeiro em miniatura. São animais muito ativos e bem humorados que só se sentem seguros em cardumes. Nada mais distante do temido matador dos mares.

Ficha Técnica

Nome popular: Tubarão Bala
Nome científico: Balantiocheilus melanopterus
Origem: Tailândia, Bornéu e Sumatra
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 6.9
Temperatura: 25ºC
Tamanho adulto: 35 cm
Tamanho do aquário: 400L

Cuidados e Dicas

O Tubarão Bala é um dos peixes que pior se adapta a aquários pequenos. Eles atingem um tamanho considerável e são animais de cardume, portanto é preciso de um tanque muito grande para que eles se desenvolvam.

Eles também se mostram muito estressados com o confinamento e não é raro após crescerem demais se chocarem fortemente contra o vidro, causando sérios ferimentos, ou saltarem para fora do aquário.

Apesar das ressalvas, são peixes muito resistentes no que diz respeito a variações de pH e temperatura.

Reprodução

A reprodução do Tubarão Bala em um aquário é praticamente impossível. O casal executa um complexo ritual de lançar-se um ao outro que exigiria um aquário gigantesco com mais de 10 metros para desovar. Eles até ensaiam essa “dança de corpos” em tanques menores, mas a reprodução não acontece.

Curiosidades

As dificuldades de procriação em cativeiro tornaram muito lucrativa a pesca desses animais em seus habitats para venda como peixes ornamentais, o que diminuiu drasticamente a sua população natural. O Tubarão Bala está na lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Artigo AnteriorPróximo Artigo