Espécie Cobra do Milho

Originário dos Estados Unidos e México, o réptil ganhou o curioso nome devido a cor de sua barriga, que se assemelha a uma espiga de milho. O nome deriva também do habitat do animal, os seleiros e milharais onde caçava ratos.

Ideal para os criadores iniciantes, são bem adaptáveis, sendo mais ativas durante o dia na primavera, enquanto no inverno gostam de caçar suas presas de noite. Muito curiosas, as cobras são hábeis em fugir do terrário, conseguindo, inclusive, passar por buracos muito pequenos e até mesmo abrir a cobertura do terrário.

Em cativeiro, sua principal alimentação baseia-se em ratos vivos ou congelados. É recomendável adquirir um réptil que aceite ratos congelados, uma vez que os vivos podem atacar o animal, além de serem difíceis de encontrar em muitas cidades.

Ficha Técnica

Nome Popular: Cobra do Milho
Nome Científico: Elaphe guttata guttata
Distribuição: Estados Unidos e México
Família: Colubridae
Tamanho: até 120 cm
Cores: existem diversas variações de cor, mas o padrão selvagem, e mais comum, é o laranja com manchas vermelhas, rodeadas por um contorno preto grosso.
Tempo de Vida: 15 a 20 anos

Histórico

O animal não é venenoso e já está bem adaptada a viver em terrários. Essas características atraem cada vez mais criadores interessados em levar um réptil para casa. O habitat da Cobra do Milho são os celeiros de cereal nos Estados Unidos, e se estende até o México.

Cuidados e Dicas

O terrário ideal para a criação do réptil deve medir 100 cm de comprimento, 50 cm de largura e 50 cm de altura, o que permite à cobra mais espaço para se exercitar.

A temperatura dentro do terrário deve variar entre 24 e 28°C. Para tanto, pode-se utilizar uma lâmpada de aquecimento ou um tapete térmico, encontrados em petshops especializados.

Durante o período de troca de pele, deve-se aumentar a umidade do terrário borrifando água. O objetivo é manter os 75%. Disponibilizar troncos de árvores também é aconselhável, para que assim a cobra roce o corpo e saia a pele antiga.

Curiosidades

O recorde da Cobra do Milho mais longa é de 180 cm.

As Cobras do Milho adultas são alimentadas apenas uma vez por semana.

Elas reconhecem o seu dono pela maneira como ele a manuseia e pelo cheiro. O segredo para um bom relacionamento é mexer regularmente no animal, sendo que a princípio, seja sempre dentro do terrário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo