Espécie Tritão Ventre de Fogo

Trata-se da espécie de tritões mais popular dentre os animais domésticos principalmente devido à facilidade de reprodução. Em cativeiro, o Tritão Ventre de Fogo deve ser criado em um aquário misto, composto por 2/3 de água e 1/3 de terra.

Assim como na natureza, em cativeiro, o animal deve manter os mesmos hábitos alimentares. Jovens tritões podem não aceitar a ração própria para anfíbios mas podem ser alimentados com pequenas larvas e pedaços de minhoca. Já os adultos são mais fáceis de lidar e geralmente não apresentam problemas para comer a ração, além de camarões e pequenos insetos.

Assim como as salamandras, o Tritão Ventre de Fogo possui em sua pele uma toxina prejudicial a outras espécies sendo desaconselhável criar o animal com outros. Muito territorialista, o anfíbio pode atacar ou mesmo comer animais menores como peixes e rãs.

Ficha Técnica

Nome Popular: Tritão Ventre de Fogo
Nome Científico: Cynops orientalis
Distribuição: China
Família: Salamandridae
Tamanho: 6 a 10 cm
Cores: prateado nas costas e com o peito alaranjado
Tempo de Vida: até 18 anos

Histórico

A abundância na natureza, além de sua fácil manutenção são características que atraem muitos interessados em ter um lagarto em casa. Este anfíbio chinês é muito popular entre criadores, e sua alimentação é bem variada, não exigindo muitos cuidados.

Cuidados e Dicas

Um aquário de aproximadamente 60 litros é suficiente para até quatro exemplares. O ambiente deve ser ornamentado com plantas para o esconderijo e uma parte com areia especial para répteis e anfíbios. Já a água deve ser filtrada periodicamente, tendo altura máxima de 20 cm.

Curiosidades

O Tritão Ventre de Fogo libera toxinas através da pele como instrumento de defesa, contudo, a substância não faz mal à pele humana, uma vez que a quantidade de toxina nociva é insuficiente. Apesar disso, logo após pegar o animal, o dono deve lavar adequadamente as mãos para evitar qualquer problema.

Artigo AnteriorPróximo Artigo