O Coelho doméstico é descendente dos coelhos selvagens da Europa. Não trata-se de um animal da ordem dos roedores, mas dos lagomorfos, grupo das lebres e pikas. O animal é dono de uma imensa variedade de raças diferentes, encontradas nas lojas especializadas.
São animais dóceis e sociáveis, mas um pouco ariscos. O peso varia de acordo com a raça, podendo ir de 2kg a 9kg, chegando a viver até 10 anos se bem tratados.
Ficha Técnica
Nome científico Oryctolagus cuniculus
Origem: Europa
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto
Cores: branco, preto, caramelo, malhado
Temperamento: sociável e arisco
Histórico
Os Coelhos são caçados há milhares de anos para a alimentação e por seu pelo. Eles começaram a ser criados em cativeiro na Europa e se tornaram muito utilizados na pesquisa científica e no fornecimento de matéria-prima para a indústria de casacos de pele.
A velocidade de reprodução e a voracidade para se alimentar tornou o animal uma praga em países como Austrália e Nova Zelândia, lugares onde o bicho foi introduzido pelo homem para a caça. Os Coelhos devastam as plantações devido ao crescimento exponencial de sua população. Os governos locais introduziram doninhas para controlar o número de coelhos, mas elas acabaram atacando também espécies nativas de aves que agora enfrentam risco de extinção.
Cuidados e Dicas
A jaula do animal deve ter as dimensões mínimas de 80 cm de comprimento por 50 cm de largura e 35 cm de altura e as versões de metal são recomendadas pois são mais fáceis de limpar.
Os Coelhos precisam ficar pelo menos duas horas todo dia fora da jaula para se exercitar e brincar. Isso é importante pois se ficar apenas trancado, os músculos das pernas traseiras podem atrofiar e o animal terá dificuldade para se locomover. Eles adoram roer as coisas e são notórios destruidores de mobília e carpete. Uma saída pode ser fornecer alguns objetos interessantes para que ele roa, como uma lista telefônica velha ou um rolo de papel higiênico. E muito cuidado com os fios elétricos. Se possível, os mais expostos podem ser encapados com tubos de PVC.
O pet não toma banho e nem deve ser molhado, pois algum fungo pode se desenvolver. A maioria dos Coelhos não gosta muito de serem segurados no colo ou abraçados. Isso se dá porque o seu instinto de presa é muito forte mesmo no animal domesticado e ele pode ficar com medo.
Eles dividem muito bem um espaço com outros animais domésticos, como cães e gatos, desde que a apresentação entre os dois animais seja cuidadosa e gradual. Crianças e Coelhos não costumam ser uma combinação muito boa, pois as crianças costumam gostar de puxar as orelhas do bicho, o que pode causar fraturas sérias, ou abraçarem de forma muito afoita o arisco animal.
Curiosidades
Os Coelhos são presença constante no folclore e na literatura, muitas vezes, relacionados com sexo e fertilidade em símbolos diversos como o coelho da Páscoa e o coelho da Playboy.