Espécie Gerbo

O Gerbo é um minúsculo roedor dos desertos da Mongólia que está se tornando um dos animais de estimação mais procurados na América do Norte e está ganhando muito espaço também no Brasil.

Diferente de roedores, como a Chinchila e o Porquinhos da Índia, o Gerbo não deve ser criado em uma gaiola, mas em um terrário ou aquário com bastante substrato no chão para que ele possa se entocar, pois são exímios cavadores. Além disso, ele poderia machucar o seu nariz com as grades e jogaria toda a terra para fora por causa de sua tendência a escavar.

Também são populares por serem animais diurnos, portanto, mais ativos quando os donos estão acordados.

Ficha Técnica

Nome científico Meriones unguiculatus
Origem:Mongólia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto
Cores: dezenas de opções de cores
Temperamento: ativo, adaptável, brincalhão

Histórico

A primeira menção dos Gerbos ocorreu em 1866, quando um padre francês enviou ao Museu de História Natural de Paris misteriosos “ratos amarelos” encontrados em sua viagem ao norte da China.

Os Gerbos apenas se tornaram populares depois de 1954, quando vinte casais foram levados da Mongólia aos EUA para testes científicos. Praticamente todos os exemplares domésticos existentes hoje em dia são descendentes desses 40 indivíduos.

Cuidados e Dicas

Os Gerbos não são animais difíceis de cuidar, sendo que a maioria das dificuldades diz respeito em escolher material apropriado para o substrato e os brinquedos de roer. A areia para gatos pode provocar inflamações respiratórias e machucados nas patas.

Ele precisa roer objetos para conter o crescimento de seus dentes frontais. Papéis e pequenos pedaços de madeira são boas opções, apenas certifique-se que a madeira não recebeu nenhum tipo de tratamento (como verniz). Cuidado com os brinquedos de plástico, pois o Gerbo pode ter sérios problemas gastrointestinais se engolir um pedaço, podendo até mesmo morrer.

O roedor precisa de bebedores com bicos adequados à sua espécie, pois é muito ativo e costuma derrubar facilmente vazilhas de água.

Curiosidades

O Gerbo possui sentidos aguçadíssimos, em particular o seu olfato. Os roedores passaram a ser utilizados para detectar drogas em bagagens em aeroportos canadenses e em visitas a prisioneiros na cadeia de Toronto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo