A Ratazana é um animal que carrega um pesado estigma em nossa sociedade, muito associado a sujeira e doenças. Mas as versões domésticas são uma opção real para quem quer ter um bicho exótico e companheiro. Em cativeiro, elas oferecem o mesmo perigo à saúde do dono que qualquer outro animal de estimação.
Na realidade, a Ratazana é um animal simples de se cuidar, limpo e bastante amigável. Ela pode também ser treinada a utilizar uma caixa de areia para fazer suas necessidades. A reprodução seletiva proporciona uma grande variedade de cores que distingue o animal das variedades selvagens.
Ficha Técnica
Nome científico Rattus norvegicus
Origem: Ásia
Porte: pequeno
Pelagem: curto
Cores:marrom, branco, malhado e cinza
Temperamento:mansa, ativa e curiosa
Histórico
As Ratazanas são provavelmente originárias da China, contudo, há quem acredite que elas tenham vindo da Índia ou Pérsia. Durante a idade média, elas se espalharam para a Europa seguindo as rotas de comércio e durante o século 18, conquistaram as Américas. Hoje, existem nos cinco continentes, em praticamente todos os lugares em que o ser humano habita, tornando-se o segundo mamífero de maior presença no globo terrestre, atrás apenas do homem. A única região que as Ratazanas não povoaram foi a Antártica, devido à temperatura extrema e a pequena concentração de humanos.
Cuidados e Dicas
A gaiola deve ser maior que a média dos roedores, dada as dimensões do animal. São bichos muito curiosos e essa curiosidade deve ser estimulada com brinquedos como pequenas plataformas ou tocas que podem ser improvisadas com qualquer material que estiver à mão. O único cuidado diz respeito à escolha do material, pois as Ratazanas roem de tudo e podem engolir materiais tóxicos.
Elas precisam de exercícios e sair para passear diariamente. Elas são muito sensíveis a problemas respiratórios, por isso, a gaiola deve estar o mais limpa possível. Para o substrato, deve-se utilizar serragem, mas é preciso ter cuidado para que elas não fiquem muito tempo úmidas com a urina.
Curiosidades
As Ratazanas são capazes de emitir ruídos ultra-sônicos imperceptíveis ao ouvido humano quando se sentem ameaçadas. Quando jovens, elas utilizam esses sons para chamar a mãe e direcionar os movimentos dela pelo ninho. As fêmeas também utilizam o artifício durante o coito.