Notícias

Câmera captura imagens de 46 espécies diferentes na Amazônia peruana

CC Tambako The Jaguar - Diversas espécies estão sendo acompanhadas pelas câmeras title=Diversas espécies estão sendo acompanhadas pelas câmeras
Crédito: CC Tambako The Jaguar

Um reality show muito diferente virou notícia na mídia internacional recentemente. Isso porque o Centro para Educação de Conservação e Sustentabilidade do Zoológico Nacional, em Washington, espalhou cerca de 23 câmeras em uma região pouco conhecida na floresta peruana. O objetivo do Projeto de Biodiversidade da Amazônia Peruana visa investigar os impactos causados pela exploração petrolífera da empresa Repsol Explocion Peru.

Desde abril de 2008, mais de 46 espécies de animais foram vistas até o momento. Entre elas, grandes mamíferos como a Onça-Pintada e o Jaguar. Até o momento, as imagens não indicaram a contaminação ou alteração da vida dos mamíferos na região. O projeto também tem como objetivo registrar a presença de novas e raras criaturas na floresta. Esse é o caso do Mutum de Salvin, uma ave de caça que corre sérios riscos de entrar em extinção. O pássaro geralmente é encontrado na Colômbia e no leste do Equador, mas é escasso em locais onde há a presença do homem.

Outro animal que despertou curiosidade nos cientistas foi uma Onça Pintada que perseguia um Tatu-galinha. A caçada é pouco comum, uma vez que as principais presas do mamífero são pequenos roedores, pássaros e répteis. O felino teria sérias dificuldades em penetrar a casca rija do tatu. De acordo com a mídia internacional, os pesquisadores têm checado as imagens gravadas a cada 10 dias, o que possibilita o acompanhamento das espécies.

Artigo AnteriorPróximo Artigo