Artigos

Gatos podem ajudar a prevenir asma e alergias em crianças

Quem convive com gatos pode ter menos chances de ter asma e alergias, segundo pesquisa publicada no jornal médico The Lancet. Foi descoberto que a poeira do pelo deles diminui o risco de asma em algumas crianças, alterando a resposta imune a gatos, diferentemente dos ácaros do pó que causam alergia e irritações.

Os pesquisadores estudaram 226 crianças, entre 12 e 14 anos, medindo os níveis de anticorpos para poeira dos pelos, que em baixas quantidades, pareceram desencadear alergias. Porém, em altas, reduziram a possibilidade de desenvolvimento da asma. Entretanto, isso não é válido para todos, pois a exposição para algumas crianças ainda pode ser um grande e perigoso fator de risco.

Outro estudo desenvolvido por cientistas de Munique, avaliaram os efeitos da exposição a gatos em 8.219 crianças. A propensão a ter a doença foi 67% menor entre os que compartilham o ambiente com os felinos. A proteção parece ser maior naqueles que têm contato com os animais desde o
primeiro ano de vida.

Mesmo com esses estudos, ainda não é possível se ter certeza do real efeito que os pelos têm no sistema respiratório de cada organismo. Para reduzir a exposição à poeira, a melhor opção ainda é dar banho no seu pet, pelo menos uma vez por semana, e impedir que ele entre no quarto antes das crianças dormirem.

O gato pode desencadear um quadro asmático em crianças?

A asma é uma doença em que ocorre a inflamação das vias aéreas e que não é transmitida por nenhum ser vivo. Não existe cura definitiva, mas meios de controlá-la. Certos componentes externos podem desencadear processos e crises alérgicas como pelos, pó, sujeira ou determinados odores (como o de um perfume).

A grande maioria das crianças com asma apresenta quadros leves. Entretanto, uma crise forte pode levar à morte, caso não haja um tratamento específico, conforme orientação médica.

Por que temos alergia e/ou asma?

Ao respirar são inaladas microfibrilas que estão presentes nos pelos. O organismo, ao perceber a presença de um agente estranho, ativa imediatamente o sistema imunológico. As células de defesa lançam um ataque ao corpo intruso, que é sempre mais forte do que a ameaça, causando uma reação alérgica. O resultado é a produção de várias substâncias que irritam os brônquios, provocando a asma.

Detectar a existência de alergias ou da asma e diagnosticá-las o quanto antes é importantes para prevenção. Se for o caso, é necessário começar com medicamentos ou terapias específicas ou a imunoterapia. A prática de esportes também é aconselhável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo