Artigos

Truques e brincadeiras ajudam a domar o comportamento canino

Muitas pessoas entendem que ensinar comandos ou truques aos cães é apenas uma forma de os donos se divertirem com a subserviência de seu animal. Porém, os cães, além de se sentirem bem aprendendo e executando truques, desenvolvem por meio desta prática capacidades muito importantes para seu bem estar e convivência na sociedade.

cachorro_brincando_02

O cão que é treinado pelo dono a fazer truques e recebe recompensas em troca da execução destes, aprende o quanto é bom e divertido estar atento às ações e desenvolver comportamentos que contribuam para conquistar coisas boas para si.

Comunicação tranquila com o dono

A rotina de aprendizado de comandos faz com que o animal passe a entender mais claramente que gestuais e palavras podem, se decodificados, ter influência direta sobre sua vida e, a partir disso, mesmo fora do contexto de aprendizado e realização de truques, se tornar mais atento e sensível ao seu dono e saber se comunicar com menos “birras” e mais ações claras e tranquilas.

Obediência natural

As recompensas e reforços positivos de comportamento que o cão ganha constantemente pelas ações executadas nos treinamentos fazem o animal entender que o dono é seu líder e obedecê-lo em todas as situações é natural, pois ele pode tornar sua vida melhor.

A obediência é estabelecida também quando o dono utiliza a prática de truques como recurso para ocupar ou substituir atitudes negativas do animal. Um cão que conhece truques como “senta”, “deita” ou “fica” não irá mais sair correndo quando o portão da garagem for aberta e receber algum destes comandos, por exemplo.

Além disso, com o tempo, como o animal recebe estímulos positivos por executar o comando nesta situação, irá entender, mesmo quando não comandado, que adotar o comportamento do comando é o correto e a atitude obediente que o fará ser recompensado.

cachorro_brincando

Boa saúde mental e física

O uso da mente e do corpo do animal para o aprendizado e execução de truques evita que o cachorro sofra com tédio, depressão e doenças ocasionadas por sedentarismo; situações muito comuns em cães que têm acesso à proteção, saúde e alimentação sem fazer nenhum esforço.

Assim sendo, é importante que os donos, não mimem seus cachorros deixando-os viver na preguiça. O companheiro merece, por meio do ensinamento e prática de truques, a oportunidade de divertir-se, manter sua saúde, mostrar o quanto é talentoso e esperto e desenvolver suas competências para ter uma melhor interação tanto com humanos, quanto com outros animais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo