Artigos

Queda de pelos: quais raças têm maior tendência?

Se você notou que o seu cão está com uma constante e excessiva queda de pelos, não fique assustado, mas mantenha-se atento. O processo é natural em todos os cachorros, porém, em alguns casos, pode ser um sintoma de que algo não vai bem.

É importante explicar que a queda de pelos não acontece da mesma maneira durante a vida toda. Nas raças que possuem uma dupla camada de pelos (a segunda camada costuma ser espessa, e protege de altas temperaturas, com um sobrepelo longo e protetor e outro fino e isolante), a queda é ainda maior e mais frequente. Um outro motivo pode ser o crescimento dos filhotes que irão trocar a sua pelagem.

queda-de-pelos-cao_portuguese_agua

O Pastor Alemão, o Collie, o Husky e o Welsh Corgi são alguns exemplos de cães que há grande queda de pelo. Infelizmente, não é possível eliminar completamente a queda. No entanto, existem maneiras de minimizar a quantidade de pelos que caem. A primeira delas é escovar o seu cão diariamente, sempre na direção dos pelos mortos e soltos.

Além disso, procure alimentá-lo com uma boa ração e não com a comida que você come. Isso porque ele pode desenvolver alguma espécie de alergia a comida ou a produtos químicos, deixando a pele irritada e com coceira.

O seu animal de estimação também pode ter uma hipersensibilidade à picada de pulgas ou de mosquitos. Por isso, procure na barriga e na base de sua cauda, sinais de pulgas e consulte um veterinário caso achá-las.

Doenças hormonais ou a sarna podem fazer com que tufos de pelos caiam. Já a dermatofitose é altamente contagiosa e deve ser tratada depressa. Vermelhidão, inchaços, manchas ou cicatrizes, feridas, afinamento ou pelos secos e lambidas no local onde o pelo está caindo também precisam ser checados por um profissional.

Os cães geralmente perdem o pelo do inverno na primavera, e no verão ganham uma pelagem mais leve e curta. No outono o ciclo é revertido para que os pelos se tornem mais grossos e protejam contra o inverno.

As raças de cachorros que soltam menos pelos são:

As raças de cachorros que mais soltam pelos são:

Artigo AnteriorPróximo Artigo