Notícias

Fêmeas também sofrem de TPM

21_femeas_tambem_sofremO mau humor durante o pré-cio pode ser um sintoma de TPM
Crédito: Hannibal Poenaru

As semelhanças entre as fêmeas do reino animal, incluindo os seres humanos, estão cada vez mais evidentes. Não são raros os relatos de proprietários de cadelas, gatas e até mesmo aves que durante o pré-cio manifestam sintomas clássicos da famosa TPM. Além da falta repentina de apetite, algumas apresentam irritação e em alguns casos, tristeza.

De acordo com a médica veterinária Clair de Oliveira, especialista em reprodução animal da Universidade de São Paulo, a puberdade, ou o primeiro cio nas cadelas ocorre entre 6 a 12 meses nas raças de porte pequeno e médio, e entre 8 a 24 meses na raças de porte grande. Segundo a especialista é a partir do primeiro cio que começam as principais mudanças hormonais nas fêmeas.

O início do ciclo reprodutivo da cadela pode ser dividido em quatro fases distintas que podem se repetir por até três vezes ao ano. São elas: o proestro quando a vulva apresenta inchaço, sangramento e alterações comportamentais, podendo alcançar até o período de nove dias. Em seguida, ocorre o estro, quando a cadela aceita o macho, afastando a cauda lateralmente e facilitando a monta. Esta fase também possui durabilidade aproximada de sete dias.

A terceira fase chama-se diestro, e caso não haja fecundação, a fêmea não aceita o macho por perto e pode apresentar gravidez psicológica, ou seja, forma seu ninho, as mamas se desenvolvem, entre outros. Em caso de gestação, durante os próximos três meses os fetos se desenvolvem e há o estímulo para a lactação da cadela.

Para finalizar o ciclo reprodutivo, há o período do anestro, quando acontece o repouso sexual. Nessa fase a fêmea não possui nenhuma alteração comportamental.

Felinos

No caso das gatas, o ciclo reprodutivo acontece um pouco diferente, como esclarece a médica veterinária. “Nas gatas a puberdade e todas as mudanças hormonais dependem do clima e ocorrem entre 4 e12 meses ou quando o animal atinge o peso corpóreo entre 2,3 e 2,5Kg”. A dra Clair esclarece também que há forte influência da raça para o amadurecimento sexual dos gatos.

Raças orientais como o Siamês e Burmês, por exemplo, podem ter cio ainda muito jovens, assim como raças de pelos longos podem ter o início da puberdade mais tarde, entre 11 e 21 meses. Via de regra, “a gata diferentemente da cadela tem vários cios num mesmo período e este se divide em proestro, estro, interestro, diestro e anestro”, explica a especialista.

Não são raros comportamentos característicos das gatas que podem ser interpretados pelos donos como TPM. Dentre eles, durante o período que dá início ao cio, é notado o nervosismo, miados mais agudos e um constante roçar em objetos para atrair o macho pelo cheiro liberado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments