Artigos

Banho terapêutico é alternativa para tratamento de dermatites em cães e gatos

Mais que simplesmente limpar, higienizar e hidratar a pelagem de cães e gatos, os banhos também podem desempenhar um papel essencial para o tratamento coadjuvante de doenças de pele.

banho_caes_gatos

Muitos animais, no entanto, manifestam alergias quando entram em contato com produtos convencionais usados nos banhos caseiros ou em petshops. Para os pets sensíveis – ou donos ligados em produtos naturais – o mercado já disponibiliza linhas à base de própolis.

Segundo o veterinário Fabiano Carrion, responsável técnico da PROPOVETS®, linha de tratamento que contém substâncias extraídas da mais rica própolis produzida pela natureza, a chamada própolis verde, com a utilização de produtos com princípio ativo terapêutico é possível tratar e ainda prevenir quadros de infecções bacterianas, alergias, feridas, machucados e lesões de pele. Formada por xampu, condicionador e gel 100% naturais, a linha tem sido utilizada com sucesso como tratamento coadjuvante em clínicas veterinárias e pet shops.

Conhecida mundialmente como potente substância antibacteriana, antifúngica cicatrizante e anti-inflamatória, a própolis verde tem desempenhado um papel importante na recuperação de alguns animais. Esse foi o caso da cadelinha Jiully, da raça Shih-tzu. Segundo a empresária Antonieta Santana, proprietária do animal, Jiully sofria de dermatite fúngica, doença que causa a formação de crostas e escamas na pele. Após consulta veterinária e o uso de medicamento, a empresária conta que sentiu a recuperação muito lenta na peluda. Foi quando a especialista em estética animal Katia Cilene da Silva, proprietária do centro de estética Companhia Pet, pediu autorização ao veterinário para sugerir o tratamento com a própolis verde. “Passei a aplicar o banho terapêutico uma vez por semana, enquanto a proprietária usava o gel da linha todos os dias na manutenção realizada em casa. Em uma semana, a ferida começou a cicatrizar e nascer pelos”, conta a esteticista.

banho_caes_gatos2

Em casos mais simples, como a seborréia, muito comum em cães de pelo fino, como dos yorkshires Nick e Cindy, o banho terapêutico também é indicado. “Já havia trocado de xampu algumas vezes sem sucesso. Foi quando comecei a dar o banho terapêutico nos dois e no terceiro banho já não havia mais a descamação e oleosidade”, destaca Katia.

Segundo Carrion, a melhora dos diversos problemas de pele ocorre porque a própolis verde age no controle da flora microbiana da pele e impedindo a instalação de bactérias oportunistas. O veterinário explica que o banho terapêutico também é indicado para o controle de parasitas externos, como pulgas e carrapatos.

Para os animais saudáveis, o banho terapêutico também é indicado para fortalecer o sistema imunológico do animal, evitando que ele desenvolva alergias. Como preventivo, os banhos podem ocorrer quinzenalmente, em substituição ao xampu tradicional, principalmente em animais alérgicos ou muito sensíveis.

Apesar dos inúmeros benefícios dos banhos terapêuticos, o veterinário destaca a importância do apoio médico e que o tratamento não substitui o uso de antibióticos ou pomadas em alguns casos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo