Artigos

Dona de 14 gatos conta como administra sua rotina

Janete Alves, paulista, 55 anos, sempre gostou de animais de estimação. Durante sua infância, conviveu com cachorros e gatos em casa com toda a família. Depois de anos, conviveu apenas com cachorros, mas de uns seis anos pra cá tem se dedicado exclusivamente aos gatos, por acreditar que eles são os animais que mais sofrem nas ruas e são os mais injustiçados também.

cat_gato_racao

Atualmente, Janete tem em sua residência 14 gatos que foram chegando aos poucos. Primeiro, apareceram dois filhotes em sua casa, que acabaram ficando com ela. Sua maior dificuldade era controlar a ração dos animais . Como eles transitavam entre o quintal e o jardim , a ração ficavam em local aberto e ela acredita que esse seja o principal motivo para outros gatos da redondeza começaram a visitar sua casa com maior frequência.

Como Janete não sabia da importância da castração e que a reprodução dos felinos ocorre de quatro em quatro meses, seus dois novos amigos tiveram filhotes e mais gatinhos entraram para a família. Aos poucos, os vizinhos também começaram a perceber que a casa da Janete era mais habitada por gatos do que pessoas e, como consequência, a família foi crescendo ainda mais.

Amante de gatos, Janete não conseguia passar por um gatinho abandonado na rua e deixá-lo a própria sorte e assim levava para casa todos aqueles que encontrava no trajeto casa/ trabalho/ casa. Assim, a família foi aumentando e os gastos com ração também.

Para alimentar a grande família, Janete compra cerca de 60 quilos de ração todo mês. Por semana, eles consomem entre 12 e 15 quilos e, para ajudar no controle da alimentação dos felinos, ela divide os comedouros e bebedouros pela casa inteira: são três comedouros na varanda, quatro na entrada da casa, três próximos a cozinha e um na garagem para aqueles gatinhos que fazem visitas noturnas. Ao lado de todos os comedouros ela coloca dois bebedouros com água filtrada e nunca se esquece de limpar o local onde coloca os potinhos, mantendo sempre limpo e sem cheiro de desinfetantes ou outros produtos de limpeza. Para que os animais possam experimentar sabores, a cada três meses, Janete introduz aos poucos outros sabores de ração. Ela alterna entre carne, peixe e sabores mistos.

Sempre que aparece algum gatinho novo em sua residência, Janete dá ração, água e oferece os cuidados básicos para o animal se sentir protegido. Como a família já é grande, ela sempre procura pessoas que queiram adotar os gatinhos, mas muitas vezes acaba se apaixonando e integra o gato à família.

Para controlar a reprodução, participa de programas gratuitos de castração em seu bairro e sempre leva os animais às campanhas de vacinação contra raiva.

O amor por gatos é tão grande que curiosamente Janete anda com um saquinho de ração na bolsa e sempre que encontra gatinhos pelas ruas próximas a sua casa, que supostamente foram abandonados, deixa ração no local e volta lá todos os dias para saber se os animais estão bem.

Como recomendação, ela orienta todos os amigos que, antes de adotarem um animal, seja gato, cachorro ou qualquer outro animal de estimação, estejam cientes que é preciso se dedicar aos animais e dar muito amor e carinho. “Tudo será recompensado, porque eles tornam a vida da gente uma delícia”, conta Janete *.

Não podia ser diferente, a relação da Janete com os gatinhos é de muito amor, carinho, respeito. Ela conversa e brinca com os peludos, que retribuem da mesma forma. São como crianças que precisam de proteção.

(*) Janete Alves é secretária administrativa de uma agência de relações públicas na região do Brooklin em São Paulo. Mas acima de tudo, Janete é uma amante e protetora de animais, inclusive gatos. Eternamente –

Artigo AnteriorPróximo Artigo