Artigos

“Meu cachorro come tudo!”

Suas cadeiras já não têm mais pés, as roupas da família não param no varal, sobrou até para as paredes. Proprietários de cachorros com o hábito de mastigar todos os objetos se identificam – e muito! – com situações como estas. Por mais que tentem oferecer brinquedos, os bichos insistem em comer o que não podem. Haja orçamento doméstico para arcar com tantos prejuízos.

caes_come

Se o cão ainda é um filhote, existe a esperança de o hábito ser apenas parte de uma fase. Porém, alguns animais continuam repetindo a atitude durante anos. “Existem muitos motivos que levam os pets a morderem e até destruírem objetos dentro de casa”, diz o especialista em comportamento canino Rodrigo Gomes, da Ponto Cão Adestramento, em São Paulo. De acordo com ele, há quatro casos mais comuns. São eles:

  • Quando os filhotes são separados precocemente da mãe e não aprendem as lições básicas com a matilha;
  • Por conta da dentição, quando a gengiva coça muito;
  • Falta de rotina e de atividades físicas e mentais;
  • Ansiedade, tédio ou outros fatores psicológicos.

Identificar as razões que levam o seu pet a agir dessa maneira é o primeiro passo para resolver a questão. “Na maioria das vezes, os donos humanizam seus cães e acabam se esquecendo de alimentar seu lado canino”, aponta Rodrigo. Lembrar que seu cachorro é um animal e precisa de estímulos específicos para sua espécie pode ajudar a acalmá-lo.

Por conta da vida agitada, às vezes, os proprietários dispõem de pouco tempo com seus pets. Para tentar compensar a ausência, enchem o animal de carinho, mas deixam a desejar na parte da educação e dos exercícios. De acordo com o especialista, é preciso saciá-los em três pontos, sempre nessa mesma ordem:

  1. Atividade
  2. Disciplina
  3. Afeto

“É muito importante que eles pratiquem atividades e sejam disciplinados, para só depois receberem afeto. Assim, você consegue ajudar o cachorro a ter um comportamento saudável e calmo. É necessário criar uma rotina diária de passeios, atividades físicas e mentais, tentando sempre estabelecer um mesmo horário até que ele perceba a repetição. Isso traz estabilidade e diminui a ansiedade”, ensina Rodrigo.

Se você colocar essas ideias em prática e mesmo assim o problema de mastigar tudo o que encontra pela frente persistir, procure um especialista para identificar e tratar seu animal. “Cada cão tem sua personalidade e cada caso é diferente”, finaliza o especialista.

Artigo AnteriorPróximo Artigo