Artigos

Cães também têm TOC!

Mania de lavar as mãos várias vezes, confirmar se a porta está realmente fechada, necessidade de colocar objetos em lugares específicos. O que parece uma mania pode, na verdade, ser indício de que uma pessoa sofre de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), comum em diversos indivíduos. Porém, os cães também podem sofrer do mesmo mal, segundo pesquisas.

Correr atrás do próprio rabo pode ser um dos sintomas do TOC canino
Correr atrás do próprio rabo pode ser um dos sintomas do TOC canino

O estranho comportamento que alguns cachorros têm de correr atrás do próprio rabo ou sombra, assim como chupar o cobertor como se fosse a própria chupeta são indícios de TOC canino.

Um estudo promovido por cientistas do Instituto Broad da Universidade Harvard afirma que quatro genes estão ligados a este tipo de comportamento. E, segundo a bióloga Elinor Karlsson, estas descobertas podem representar uma melhoria muito grande na qualidade de vida dos cães, já que o TOC tende a ser uma doença psíquica hereditária.

Alguns antidepressivos caninos podem ajudar a diminuir sintomas da doença, mas a pesquisadora alerta para os riscos de efeitos colaterais indesejados.

Segundo dados fornecidos por pesquisadores de Harvard, algumas raças estão mais propícias a desenvolver esta disfunção, como cães da raça dobermann.

Apesar das descobertas, Janice Kloer- Matznick, pesquisadora comportamental que estuda a origem dos cães, em Central Point, Oregon, não esconde que as novidades estão ainda no começo e que há muito por fazer: “Há outras coisas que precisamos descobrir, como comportamentos anormais associados à interação dos alelos. Não existem evidências incontestáveis”, afirma.

Pelo visto, eis mais uma confirmação da proximidade comportamental de cachorros com os seres humanos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo