Artigos

Gatos: o que está por trás de tanto sono?

por Thais Almeida

Um gato passa quase dois terços da sua vida inteira dormindo, mas tudo isso tem uma explicação!

Os gatos sempre levam a fama de dorminhocos e até de preguiçosos, mas a realidade é bem diferente.

Eles são felinos com um instinto caçador, especialmente durante o período noturno e apesar de domesticados, não perderam essa característica mais selvagem. Isso fica bem claro quando brincam de esconder e atacar ou ao tratar seus brinquedos como se fossem presas.

tanto sono

Quando vemos um gato dormindo, nem sempre é do modo mais profundo. É muito comum vê-los com as patas junto ao corpo e a cabeça erguida, ou até mesmo sentados, sempre em uma posição em que os músculos deem suporte para seu corpo. Nesses momentos eles não estão dormindo profundamente.

Cerca de 70% do sono dos gatos, não é profundo e eles continuam a captar informações do ambiente que os rodeia, como cheiros e sons. Caso percebam algo que lhes despertem a atenção, como o pequeno barulho de um rato ou cheiro de comida, são capazes de acordar instantaneamente.

gato tem tanto sono

Já quando estão em profundo sono, relaxam completamente a ponto de que até o funcionamento do seu cérebro chega a mudar. Nessa situação eles já não acordam com tanta facilidade, pois estão mais lentos. Eles bocejam e até espreguiçam para despertar por completo.

Tags
Voltar | Topo
Comentários
AdPlace

guia de Raças de Gatos

Singapura Singapura O anão dos gatos domésticos...
  • Veja outras raças/espécies de pets Abrir

você e a PetMag

  • Compartilhe aqui também
A PetMag é um portal produzido com muito orgulho pela equipe da Citrus7. Aproveite e conheça o nosso trabalho! Citrus7