Artigos

Por que os cães inclinam a cabeça para o lado quando falamos com eles?

Já percebeu que os cães têm uma mania engraçada de inclinar a cabeça para o lado quando conversamos com eles? Segundo o site Mental Floss, os animais fazem isto para mostrar aos humanos que se importam com eles ou com o que estão falando.

catracalivre.com.br
Inclinar a cabeça facilita a compreensão dos sons e gestos humanos.

Para eles, o gesto é uma forma de transmitir empatia, como dizer “sim” ou “não” em relação a nós humanos. Apesar de não poderem conversar, eles geralmente sabem quando estamos nos sentindo tristes e inclinam a cabeça demonstrando solidariedade e esperando nos escutar.

Também são consideradas as versões de que os cães inclinam a cabeça para poder ouvir os sons de uma maneira melhor e também para enxergar de outro ângulo, já que o focinho atrapalharia a visão da parte inferior do rosto humano. Isto seria necessário para a expressão facial e o estado emocional do dono.

Uma pesquisa publicada no site Psychology Today ouviu 582 pessoas sobre a frequência que os cães inclinam a cabeça e as raças dos animais. A maioria dos entrevistados disse que os cachorros fazem o gesto regularmente, sendo que 52% dos donos de cães com focinhos achatados, como Bulldogs e Pugs, notaram o movimento. O número sobe para 71% em relação aos que têm focinhos maiores.

Então, da próxima vez que você notar seu cachorro fazendo isto, você já sabe que ele está demonstrando que se importa com você.

Fontes: anda.com.br e catracalivre.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo