Notícias

Cães são capazes de farejar câncer

19_caes_sao_capazesOlfato aguçado dos cães pode auxiliar na identificação do câncer
Crédito: Zoutedrop

Muito embora os donos de cães já tivessem certeza do fato, a comprovação científica é bem recente. Os animais podem mesmo farejar doenças como o câncer. A descoberta foi realizada por um grupo de cientistas do Hospital de Amersham, em Buckinghamshire, interior da Grã-Bretanha, e os resultados das pesquisas foram publicados no “British Medical Journal”.

As suspeitas sobre o dom canino são antigas. Há relatos de uma mulher que afirmou a um jornal que buscou por um tratamento médico, depois do súbito interesse de seu cãozinho por uma de suas feridas na pele, que mais tarde, foi revelado como câncer. Histórias semelhantes também ganharam destaque na mídia e começou-se a suspeitar que o câncer, de fato, produz odores distintos que podem ser captados por olfatos mais sensíveis.

Para comprovar tal constatação, o grupo de médicos envolvidos na pesquisa fez uma experiência para avaliar se os cachorros poderiam ser treinados para farejar câncer de bexiga a partir dos odores de amostras de urina. Foram treinados seis cachorros de raças diferentes que tiveram que identificar sete amostras de urina, uma apenas de uma pessoa com câncer.

Como poderia se esperar, algumas raças tiveram desempenho melhor do que outras. Esse foi o caso dos Spaniels, o que não significa que outros animais também não possam ser aptos para a função. O próximo passo é descobrir qual é a combinação de odores que os cães identificam como “sintomas” de câncer.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments