Notícias

Cidade alemã movida a estrume

por Redação PetMag
05/06/2009

O município de Lunen tira um terço de sua energia dos dejetos de vacas e cavalos

CC kwerfeldein - A nova resposta da Alemanha contra a crise energética title=A nova resposta da Alemanha contra a crise energética
Crédito: CC kwerfeldein

Uma cidade alemã está usando um tipo diferente de gás natural para o seu fornecimento de energia. Trata-se de um eficiente programa que retira energia do estrume de vacas e equinos.

A cidade de Lunen, com 90 mil habitantes, já retira de 30% a 40% de sua energia do biogás de dejetos animais. A prefeitura implementou uma usina no ano passado que hoje gera 6,8 megawatts, o suficiente para fornecer aquecimento para 26 mil casas.

A matéria-prima é retirada de fazendas da região e colocada em tanques de aquecimento, onde o processo de fermentação transforma o estrume em metano e dióxido de carbono, os mesmos ingredientes básicos do gás natural. O gás é então transformado em energia elétrica em uma usina ou distribuído através de um sistema de gasodutos, principalmente para a calefação de residências.

O único inconveniente da tecnologia é o cheiro. Apesar da instalação ser decorada com madeira e plantas qualquer um que passa ao lado da usina não tem dúvida de que todo o estrume da região está sendo levado para lá.

Voltar | Topo
Comentários
AdPlace
AdPlace

guia de Raças de Gatos

Bobtail Japonês Bobtail Japonês O gato gracioso de rabo curto...
  • Veja outras raças/espécies de pets Abrir

você e a PetMag

  • Compartilhe aqui também