Notícias

Animais são capazes de pedir desculpas, diz estudo

Os donos de cães e gatos não tinham a menor dúvida de que seus pets sentem remorso, mas agora, a constatação tem apoio científico. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Duke, após o monitoramento do cérebro de alguns primatas, foi descoberto que macacos demonstram arrependimento em determinadas situações.

Para provar a constatação, os cientistas submeteram os animais a um teste onde eles precisavam adivinhar o local onde um suco de frutas estava escondido. Caso os macacos fossem bem sucedidos, eles ganhavam o alimento, do contrário, não. Quando os primatas escolhiam errado o local do suco, os cientistas puderam perceber nos neurônios claramente sinais de arrependimento. O estudo foi publicado na revista Science, recentemente.

Em entrevista ao veículo científico, Ben Hayden, um dos pesquisadores responsáveis, explicou que esta foi a primeira evidência de que os macacos, como as pessoas, têm pensamentos “do que poderia ou deveria ter sido.” Michael Platt, um dos autores do estudo, explicou também que os macacos reagiram às suas perdas com a mudança de suas escolhas seguintes, assim como os humanos que respondem a uma oportunidade perdida através da mudança de estratégia.

Um outro experimento realizado também com primatas revelou que os animais também sentem indignação. No estudo, tanto os chimpanzés quanto os macacos que trocavam moedas por pepinos reagiam de modo negativo ao verem que os outros animais conseguiam prêmios mais apetitosos – uvas – pelo mesmo preço. Vale lembrar, no entanto, que ainda não é claro como esse sentimento de arrependimento e indignação afetam o animal emocionalmente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo