Colunas

Obesidade é problema cada dia mais presente na vida dos pets

29/08/2014

Estilo de vida dos donos é refletido na saúde física dos animais, que não se exercitam o suficiente e têm alimentação inadequada

Animais presos dentro de apartamentos e casas, sem exercício físico, com alimentação inadequada, castrados, tudo isso tem feito com que os animais fiquem cada vez mais obesos.

dest_caes_obeso

A obesidade pode trazer outros problemas de saúde, como diabetes, cardiopatias doenças articulares, de pele, etc.

Em gatos, os males podem ser ainda maiores e a redução de peso não deve ser feita sem o acompanhamento veterinário.

Temos, sim, que castrar os animais, pois isso ajuda no controle de natalidade, porém sabemos que animais castrados tendem a ficar menos ativos, o que pode predispor ao aumento de peso.

A dieta desequilibrada é a grande vilã no ganho de peso. Veja o exemplo: enquanto um gato outdoor (que tem acesso ao ambiente externo) de 4 kg requer cerca de 300 kcal/ dia, um gato com estilo de vida indoor (que vive essencialmente em um ambiente interno) requer apenas 200 kcal/ dia, isto é, um terço a menos.

Porém, o que vemos hoje é uma alimentação desenfreada, onde os donos – para se redimirem da culpa de passarem pouco tempo com seus pets – os alimentam em excesso.

Os donos de animais deverão sempre estar de olho no peso, percebendo caso comecem a engordar para intervirem antes de terem novos problemas de saúde, buscando uma alimentação e quantidade adequadas, além de exercícios físicos diários.

E como eu sempre digo: se você não tem tempo para seu bichinho, procure alguém que possa fazer isso por você!

Sobre o autor

Andressa Gontijo Andressa Gontijo Andressa Gontijo é médica veterinária do My Pet's Nanny, empresa especializada em serviços de petsitter ( www.mypetsnanny.com.br ).
Voltar | Topo
Comentários

você e a PetMag

A PetMag é um portal produzido com muito orgulho pela equipe da Citrus7. Aproveite e conheça o nosso trabalho! Citrus7