Notícias

Anta rara preocupa pesquisadores

CC Just Caos - Diferente em sua coloração, a Tapirus Indicus pode se extinguir title=Diferente em sua coloração, a Tapirus Indicus pode se extinguir
Crédito: CC Just Caos

Elas são grandes, as maiores entre os quatro tipos de antas, pesam cerca de 300 quilos, chamam a atenção pela sua fisionomia estranha (face de tamanduá, corpo de porco) e são bicolores. A exótica Anta Malaia (Tapirus Indicus) é um animal que corre risco de extinção e começa a preocupar ambientalistas e pesquisadores.

Esses animais vivem nas florestas tropicais da Malásia e de Sumatra, e se diferem das outras três espécies de antas pela coloração (metade preta, metade branca), que funciona como um tipo de camuflagem. Outra característica do animal é o assobio emitido, que mais se parece com o som produzido por pássaros.

Extremamente rara, a anta malaia ficou escondida das pesquisas científicas até 2002, quando grande parte da floresta tropical da Malásia e Sumatra foi destruída. Com isso, cientistas começaram a se preocupar com a possível extinção dos mamíferos.

A preocupação aumentou depois de descobrirem que a estimativa de haver 20 mil antas na Malásia, era falsa. Em todo o território malaio, há apenas 2 mil, 300 na Tailândia e um número desconhecido na Birmânia e em Sumatra.

Alvo de caçadores, as antas também conseguem reproduzir apenas um animal por gestação de 13 meses, sendo assim outro fator alarmante para o crescimento populacional da espécie.

Por esses fatores, o mamífero tornou-se um importante exemplar de pesquisa por institutos de preservação dos animais. Só assim espécies como as antas malaias não se transformarão em mais um tipo de bicho que só se vê nos livros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo