Notícias

Beija-flor a jato

O Beija-flor é famoso em todo o mundo por ser a ave mais leve existente, mas pesquisadores da Universidade Berkeley, na Califórnia, EUA, acabaram de fazer uma curiosa descoberta. Guardadas as devidas proporções, os machos da espécie Anna atingem velocidade superior que a de um avião caça. A proeza é realizada quando o animal dá um rasante no ar para impressionar as fêmeas.

O estudo, que foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, revelou por meio de câmeras especiais para capturar objetos em alta velocidade que o animal atinge cerca de 383 vezes o comprimento de seu corpo a cada segundo.

O pesquisador americano Christopher Clark, explicou que o espaço percorrido medido, levando-se em conta o comprimento do corpo da ave e a velocidade máxima atingida pelo animal, foi “maior do que a de um avião caça com sua câmara de combustão auxiliar ligada (o que ajuda a aumentar a velocidade) ou do ônibus espacial durante a reentrada na atmosfera”.

O feito do pássaro não é à toa. O animal faz sua exibição para chamar a atenção das fêmeas e garantir a cópula. O cientista explica que nos últimos estágios de mergulho, quando as aves abrem as asas para um vôo ascendente, “a aceleração instantânea dos beija-flores é maior do que a de qualquer organismo de que se registrou previamente manobras aéreas”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo