Notícias

Pele sintética substituirá a de animais em cosméticos

CC peterastn - Será que animais como o coelho vão se safar dos testes de produtos cosméticos? title=Será que animais como o coelho vão se safar dos testes de produtos cosméticos?
Crédito: CC peterastn

Em breve, coelhos e primatas estarão a salvo dos testes de cosméticos e produtos de higiene pessoal realizados em suas peles. Isso porque até agora, os animais têm sido alvo dos laboratórios, que os utilizam para avaliar a qualidade de cremes de beleza, sabonetes, detergentes, entre outros.

Pensando justamente no bem-estar dos bichos, o Fraunhofer Institute, na Alemanha, tem desenvolvido uma pele sintética com dupla camada que reproduz fielmente a textura, consistência e a composição da pele humana. Este é o primeiro produto artificial no mercado que viabiliza tamanha semelhança, o que além de permitir a fabricação de produtos de beleza mais seguros e eficazes, também promete diminuir a necessidade de experiências com animais.

De acordo com o fabricante, a técnica de produção da pele artificial de dupla camada já havia sido dominada e testada anteriormente, mas devido ao seu alto grau de complexidade, era inviável sua produção em escala industrial. Com a automatização do processo, já é possível produzir diversos exemplares para atender a demanda pelo material.

A pele sintética de camada dupla, por enquanto, só pode ser utilizada para substituir a pele de animais para testes cosméticos, já que elas não são vascularizadas para irrigação sanguínea, mas o próximo passo é disponibilizar a nova tecnologia também em cirurgias plásticas reconstrutoras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo