Notícias

Tubarões pensam de forma semelhante a serial killers

CC Jeff Kubina - Pesquisadores utilizaram os mesmos métodos de criminalistas para analisar o "assassino dos mares" title=Pesquisadores utilizaram os mesmos métodos de criminalistas para analisar o "assassino dos mares"
Crédito: CC Jeff Kubina

Eles são considerados os maiores predadores do mar, e o título de malvados parece não ser à toa. De acordo com estudo realizado por cientistas da Universidade de Miami, os temidos tubarões utilizam padrões de caça semelhantes ao de serial killers.

Para chegarem a tais constatações, os pesquisadores utilizaram os mesmos métodos de criminalistas e descobriram que o peixe escolhe suas presas concentrando-se nas áreas que conhece melhor. No caso de criminosos, estupradores e incendiários, eles escolhem sempre um local conhecido por suas presas para abatê-las. Após observação de locais de 340 ataques à focas na costa sul-africana, estudiosos concluíram que o tubarão também tinha seu ponto principal. O lugar geralmente tendia para uma área a 100 m de onde as focas entravam e saiam da ilha onde viviam.

A pesquisa, liderada por Neil Hammerschalg, da Universidade de Miami, foi muito elogiada por especialistas, já que traz importantes conclusões a respeito do comportamento dos tubarões. O estudo foi divulgado no Journal of Zoology – uma publicação da Sociedade Zoológica de Londres.

Artigo AnteriorPróximo Artigo