Notícias

Simpósio abordará ética no uso de animais

Professores, alunos e pesquisadores de medicina veterinária estão convocados para participar nos dias 2 e 3 de julho da 5º edição do Simpósio sobre Ética no Uso de Animais, que ocorre no Espaço Cultural do Campus da USP Ribeirão Preto. O encontro pretende discutir a ética e a legislação no uso de animais em laboratórios e terá início no dia 2, a partir das 9h.

De acordo com a agência USP de notícias, dentro do tema ética, serão abordados pontos como “A reprodução assistida como instrumento da ética em ciência de animais de laboratório” e “Ferramentas computacionais e a busca por novos fármacos”. Vale lembrar que além de profissionais do próprio campus, o evento também conta com a presença dos professores Roberto Sogayar (Unesp), Luiz Augusto Corrêa Passos (Unicamp) e Cristiane Otero Reis Salum (Universidade Federal do ABC).

A discussão sobre o uso de animais em pesquisas no meio acadêmico é antiga, muito embora leis por parte do governo tenham sido estabelecidas apenas em 2007. De acordo com a Instrução Normativa nº 154, do Ministério do Meio Ambiente, é “primordial manter posturas de respeito ao animal como ser vivo e pela contribuição científica que ele proporciona”.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou no Espaço Cultural, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível na recepção.

Serviço:

V Simpósio sobre Ética no Uso de Animais
Local: Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto
Tel: (16) 3602-4469, com Maria Angélica
Site: www.pcarp.usp.br/pages/ceua

Artigo AnteriorPróximo Artigo