Notícias

Camundongos cantam para agradar suas fêmeas

Uma interessante descoberta que revelou a proximidade de comportamento entre aves e roedores chamou a atenção da mídia internacional recentemente. De acordo com cientistas do Centro Alemão de Estudo de Primatas, em artigo publicado na revista Biology Letters, o canto dos camundongos machos claramente atrai o interesse do sexo oposto.

Já era de conhecimento de especialistas que, quando os camundongos machos estão fazendo a corte, produzem vocalizações que apresentam estrutura semelhante à do canto de pássaros. A novidade, no entanto, é que o canto dos camundongos tem a função de demarcar território e atrair parceiras.

Para chegar a tais constatações, os cientistas expuseram algumas fêmeas a gravações do canto de machos, a chamados de filhotes pequenos e a sons de controle. Descobriram que as fêmeas só respondem ao canto dos machos, se aproximando da fonte do som. Curiosamente, as fêmeas também se habituavam rapidamente ao canto dos machos, e só respondiam da primeira vez que ouviam o som.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments