Notícias

Veneno da cascavel é tema de estudos

CC Bryant Olsen - A serpente é uma das mais perigosas da América do Norte title=A serpente é uma das mais perigosas da América do Norte
Crédito: CC Bryant Olsen

Cientistas espanhóis conseguiram identificar a composição protéica das toxinas no veneno da serpente Crotalus atrox (nome científico da cascavel). A cobra é uma das mais perigosas que habita os Estados Unidos e o México. Para o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que publicou o estudo, o resultado facilitará a produção dos antídotos contra as mordidas desses animais.

Os pesquisadores disseram ainda que os estudos possibilitam identificar os componentes presentes no veneno da cascavel, além de determinar a concentração relativa. Porém, eles não revelaram o nome de nenhuma das toxinas.

Toda a pesquisa foi divulgada pela revista científica Journal of Proteome Research, e tem como objetivo melhorar a produção e a efetividade dos antídotos que neutralizam a toxina da serpente.

A cascavel é responsável pelo maior número de envenenamentos na América do Norte. As serpentes provocam mais de 100 mil mortes em todo o mundo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments