Notícias

Onça sobrevivente é adotada por zoo de MG

Depois de passar por alguns apuros enjaulada em uma área alagada no Rio Solimões, no Estado do Amazonas, a onça Janaína finalmente poderá descansar tranquila. Isso porque o felino foi transferido para o zoológico municipal Parque do Sabiá, em Uberlândia, onde será o lar definitivo do animal. Janaína foi encontrada em situações precárias e com peso reduzido, cerca de 35 kg, quase a metade necessária para uma onça de sua idade (5 anos).

A onça era criada como bicho de estimação de um ribeirinho dentro da reserva de Mamirauá e só era alimentada por peixes. Após as enchentes, o animal foi transportado de lancha até a cidade de Tefé (AM), onde recebeu cuidados veterinários. De lá, foi de balsa até Manaus, de avião até Brasília e de furgão até Minas Gerais.

De acordo com relatos contados pelos moradores do local alagado, Janaína havia sido abandonada pela mãe e como se tornou muito arredia, apenas seu dono conseguia se aproximar dela. Com o falecimento dele em agosto de 2008, o felino foi entregado ao Ibama.

Artigo AnteriorPróximo Artigo