Notícias

Ecoturismo pode salvar baleias da extinção

CC Natura Paparazzo - Políticas de incentivo ao ecoturismo pode ser chave para salvar a espécie title=Políticas de incentivo ao ecoturismo pode ser chave para salvar a espécie
Crédito: CC Natura Paparazzo

Ambientalistas do Fundo Internacional para o Bem-Estar dos Animais (Ifaw, sigla em inglês) revelaram uma justificativa que promete convencer parte daqueles que caçam as baleias por questões comerciais. De acordo com os especialistas, a indústria mundial de observação da baleia obteve lucro de 2,1 bilhões de dólares em 2008, superando os benefícios econômicos da caça da baleia pelo Japão, Islândia e Noruega.

Para os estudiosos, parte desse lucro se deu por causa da expansão da indústria do ecoturismo, que começou timidamente com a atividade de observação das baleias em 1950, na costa da Califórnia. A prática se tornou tão famosa que foi citada no encontro anual da Comissão Internacional da Baleia, realizada em Portugal. Os palestrantes fizeram um apelo para que as nações envolvidas com a caça parem com a matança, especialmente num momento de recessão econômica.

Desde 1986, há uma lei que restringe a caça comercial da baleia, mas o Japão manteve a atividade para pesquisa científica, enquanto a Islândia e a Noruega continuam a lançar os arpões por razões comerciais. Estima-se que a indústria da observação de baleias cresça a uma média de 3,7% por ano. Em 2008, 13 milhões de pessoas participaram de atividades de observação desses animais em 119 países.

Artigo AnteriorPróximo Artigo