Artigos

Verão exige cuidados redobrados contra pulgas e carrapatos

O verão costuma trazer consigo um problema sério para quem tem cães e gatos: a proliferação de pulgas e carrapatos. Isso ocorre porque o período mais quente do ano é propício para a reprodução de ectoparasitas, conforme explica a médica veterinária Vanessa da Silva Lopes, do Laboratório Veterinário Mundo Animal. “O calor e a alta umidade da época são ideais para o surgimento de pulgas e carrapatos, que pode ser agravado se cuidados básicos por parte dos donos não forem tomadas”, afirma.

gatos_verao

A especialista explica que pulgas e carrapatos podem acarretar sérias doenças aos animais. “Além da anemia, devido à perda de sangue em casos de infestação intensa, cães e gatos podem desenvolver dermatite alérgica”, comenta. E como não há vacinas que previnam os pets de doenças ocasionadas por picadas de ectoparasitas, a melhor alternativa para evitá-las é a prevenção.

Manter a higiene do animal em dia e realizar a desinfecção do ambiente em que o cão ou gato passam boa parte do tempo são duas medidas que podem prevenir e tratar o problema. “Desinfetar o ambiente com produtos específicos vendidos em pet shops, pelo menos, uma vez por semana, além de utilizar shampoos anti-pulgas e outros produtos que previnam ectoparasitas ainda é a melhor remédio”, garante Vanessa. E em animais que já possuem pulgas e/ou carrapatos, a solução é recorrer a um médico veterinário que recomendará os produtos certos para o tratamento. “Os mais indicados são coleiras anti-pulgas, spot on (pipeta de colocar no pescoço) e remédios em spray”, explica a especialista.

cao_verao

A veterinária alerta ainda para a importância desses medicamentos serem receitados por um veterinário, já que eles apresentam algumas contraindicações. “Não é recomendado ficar reaplicando os produtos no animal, pois isso pode intoxicá-lo. Os gatos também merecem atenção especial, já que eles exigem produtos específicos e atestados para a espécie”. É importante também, segundo Vanessa, que o tratamento prossiga até que os ectoparasitas tenham sido eliminados, para que o problema não persista.

Serviços:

www.mundoanimal.vet.br
SAC: 0800 772 25 23

Artigo AnteriorPróximo Artigo