Artigos

Mordidas e agressividade fazem parte do instinto reprodutivo dos felinos

Donos de gatos que nunca presenciaram o acasalamento entre felinos geralmente se assustam ao ver a primeira cópula de seu bichano. O macho costuma morder atrás da cabeça da fêmea enquanto posiciona-se em cima dela para penetrá-la e ejacular rapidamente; e a fêmea, quando o macho retira o pênis, dá um miado alto e ataca o macho. Tal “agressividade” e os movimentos bruscos realizados, porém, não devem ser motivo de preocupação, pois são naturais para esta espécie.

gatos_02

Necessidade reprodutiva

Existe uma grande diferença entre o macho e a fêmea dos felinos no que diz respeito à necessidade de acasalar-se: enquanto o macho desta espécie está disposto a cruzar o tempo todo, a fêmea só aceita copular quando está em condições efetivas de se reproduzir – influenciada por hormônios.

Outra grande diferença é a idade em que os machos e fêmeas atingem a maturidade sexual. As fêmeas têm seu primeiro cio, período de disposição sexual, entre o quinto e o nono mês de vida; já os machos se tornam capazes de gerar descendentes e passam a entrar em disputas para acasalar a partir de um ano de idade.

Comportamento sexual

O comportamento sexual dos gatos de maneira geral é bastante discreto. Diferentemente do ato sexual “agressivo” a demonstração de interesse é sutil.

A disponibilidade para o sexo é demonstrada pelas gatas no cio por meio de comportamentos como:

  • Querer sair de casa;
  • Esfregar-se em pessoas, outros gatos ou objetos;
  • Miar frequentemente com sons bem agudos;
  • Arrebitar o traseiro quando acariciada.

gatos_01

Os machos, vendo este comportamento, disputam pela fêmea. A mordida que o macho dá atrás da cabeça da fêmea durante o ato sexual é uma demonstração de quanto ele é capaz de fazer outros animais se submeterem a ele, comprovando, portanto, ser um progenitor forte, capaz de garantir bons genes.

E a fêmea miar alto e atacar o macho após a cópula se deve ao fato de o pênis do gato possuir espículos – espinhos, que arranham e causam dor quando é retirado do interior da gata. Os espículos, porém, têm sua razão de existir, já que estes são responsáveis pelo estimulo à ovulação, que só ocorre durante o ato.

Que atitudes os donos dos felinos devem tomar

Não há muito que se fazer com relação ao comportamento sexual dos gatos. Os donos, tendo entendido as particularidades da espécie com relação à procriação devem buscar respeitá-las.

Para aqueles que não querem que suas gatas procriem, os veterinários indicam que seja feita a esterilização aos cinco meses, antes do primeiro cio. Uma atitude que nunca deve ser tomada é o uso de anticoncepcionais, pois estes remédios podem causar infecção de útero e tumores mamários malignos.

A esterilização das fêmeas é a melhor opção, pois reduz significativamente o risco de câncer de mama e doenças uterinas.

Nos machos, a esterilização é também importante para diminuir sua ansiedade por sair para procriar, o que torna o animal com menos possibilidade de desenvolver distúrbios de comportamento, neurológicos ou doenças físicas decorrentes destes.

Trancar animais em casa para evitar a procriação é maltratar o animal! Esterilize-os e torne suas vidas ativas com brincadeiras para que não engordem e se mantenham saudáveis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo