Artigos

Adapte sua casa e dê mais liberdade aos gatos

Há algum tempo alguns arquitetos apresentaram uma das ideias que talvez seja a mais inovadora quando se trata de decoração de uma sala que inclua moveis e objetos adaptados para gatos. A novidade é que agora é possível deixar sua sala muito bonita e garantir que o pet não fique andando em cima da estante de livros ou derrube o porta-retratos da prateleira.

gatos_casa_adaptada_02

A ideia de adaptar a casa para uma melhor movimentação do pet, garante conforto e tranquilidade para todos. Como sabemos que gatos amam subir em estantes, prateleiras e escrivaninhas para deitar, rolar, toma vários banhos por dia e afiar as unhas, nada melhor do que preparar um local ideal para as artimanhas.

Mas não vai ficar esquisita uma parede cheia de prateleiras vazias? Não, a customização de tábuas e dos suportes faz toda a diferença no ambiente e, geralmente, não interfere na decoração do ambiente.

Atualmente existem prateleiras que vêm com o suporte embutido e são bem simples de instalar. Fáceis de encontrar em lojas de materiais de construção, vá até o setor de decoração e peça a ajuda de um vendedor. Eles saberão indicar as melhores opções e os materiais necessários para a instalação.

Para garantir que o entretenimento do felino seja completo, é indicado colocar de três a cinco plataformas intercaladas, entre as paredes de canto, fazendo um ziguezague. O gato irá pular de “galho em galho” até chegar ao seu destino preferido, as alturas. Para deixar o espaço de diversão do gatinho ainda mais divertido, existem tecidos e folhas adesivas para móveis, com diversas estampas.

gatos_casa_adaptada

O tamanho das prateleiras pode variar de acordo com o fabricante. Mas, se você optar por comprar numa marcenaria peça a medida 60×25 cm. Já que eles adoram afiar as unhas e tirar várias sonecas durante o dia, coloque um tapete em uma das prateleiras, o pet vai adorar. Para facilitar na hora da lavagem ou troca, fixe o tapete com velcro.

Não esqueça que para subir os “degraus” o pet precisa de um apoio. Se a primeira prateleira estiver próxima ao chão, verifique a distância e se não está próximo a algum móvel que ele possa se machucar ao pular. Se as prateleiras foram mais altas, provavelmente o pet irá subir em algum móvel para pular. Estamos cansados de saber que os gatos avaliam bem o local que vão subir antes de tomarem alguma atitude, mas às vezes é bom verificar se o móvel que ele vai usar de apoio não terá nada cortante ou perfurante.

As plataformas podem ser instaladas no formato de escada, ser redonda, quadrada ou retangular. Pequena, média ou grande, com ou sem tapete, não importa, gatos adoram escaladas e a diversão com uma rotina bem mais animada, deixará o gato ainda mais feliz. Pense nisso!

Artigo AnteriorPróximo Artigo