Artigos

Cães: mania de cavar pode revelar instinto ou compulsividade

Cavar terrenos é um instinto natural canino e geralmente não há porque se preocupar com este hábito, porém é importante observar quando o ato de cavar se torna compulsivo no cão, tanto para identificar se ele está com algum problema quanto para evitar a destruição do jardim.

cachorro_cavando_01

Porque os cães cavam

  • Para se aconchegar: Cães costumam cavar o lugar onde gostam de deitar. Eles escolhem um lugar no jardim que os permita relaxar ou ter uma visão privilegiada de tudo que acontece ao seu redor e cavam para encostar o corpo na terra fresca e úmida;
  • Para guardar o que gosta: Alguns cachorros cavam para esconder uma comida especial que gostam muito, ou por este item ser raro, ou por estar de barriga cheia e querer guardar para depois. É comum também que sejam escondidos brinquedos ou outros objetos que eles acham interessantes;
  • Para fugir: Quando farejam o sexo oposto e a fêmea está no cio, o cão ou cadela irá querer escapar para se reproduzir, cavando próximo ao muro. Há casos também em que os cães cavam em busca de sair por ouvir sons ou sentir cheiros que remetem a memórias prazerosas;
  • Para caçar: Animais que sentem o cheiro de bichos intrusos como gambás, preás ou esquilos, costumam cavar em busca de encontrá-los para matar ou mostrar ao dono;
    Para gastar energia e ficar longe do tédio ou estresse: Cachorros precisam gastar suas energias físicas e mentais com alguma atividade, por isso cavam a terra para exercitar-se, ocupar-se ou fazer a catarse de agressividade, tristeza ou sentimento de abandono;
  • Para chamar a atenção do dono: Cães que não são repreendidos de maneira firme quando cavam excessivamente podem gostar da atenção que recebem do dono conversando com eles sobre a atitude negativa e repetir o comportamento.

GE DIGITAL CAMERA

Como agir diante de um cão cavador

Cães que cavam em apenas um lugar do jardim e para se aconchegar não devem ter seu comportamento inibido pelo dono, pois é um comportamento natural que deve ser respeitado. O dono do cão deve procurar adequar o paisagismo deixando plantas longe do cantinho escolhido pelo companheiro.

Mas se o animal anda cavando para guardar comida ou objetos que gosta, o dono deverá chamar sua atenção de maneira firme assim que flagrar este comportamento. Uma boa iniciativa é dar um susto leve no animal, para que ele passe vincular o hábito a algo negativo e não mais repeti-lo.

Não deixe de dar ao animal uma comida ou um brinquedo que ele gosta muita por enterrá-lo. Elimine a possessividade mantendo a comida ou o brinquedo amarrado numa corda curta presa a um poste ou coluna.

Os donos que observarem que os cães estão cavando próximo ao muro para fugir; como se procurassem algum animal; para gastar energia física ou mental; ou chamar a atenção devem fazer atividades junto com o animal. Quando não for possível estar por perto, enriquecer ambientes para entreter o animal pode ser uma boa alternativa.

Para inibir os casos em que a escavação ocorre em diversos locais, os donos de cães podem cobrir os buracos feitos com pedras enormes, balões de aniversário cheios ou as próprias fezes do animal. Quando o cão for refazer o buraco tampado e encontrar uma pedra enorme, ouvir o balão de aniversário estourar ou encontrar suas fezes no local vai achar a experiência desagradável e desistir da ação.

Ser atencioso e carinhoso com o cão e ao mesmo tempo firme na hora de dar broncas evita que o animal faça travessuras e educa-o proporcionando uma vida feliz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo