Notícias

Seu gato sabe te enganar

Divulgação - O Gato de Botas da animação Shrek mostra como os felinos sabem usar a emoção das pessoas title=O Gato de Botas da animação Shrek mostra como os felinos sabem usar a emoção das pessoas
Crédito: Divulgação

Quem é dono de um felino sabe o quanto é difícil ensiná-los a fazer algo que não querem. O que você provavelmente não sabe é que muito provavelmente foi o seu gato que te adestrou a conseguir o que quer.

Um estudo publicado na edição de julho da revista científica Current Biology mostra que os gatos aprenderam a intercalar miados altos com suas características ronronadas de forma a apelar para o instinto maternal do dono.

“O posicionamento de um pedido de ajuda como o miado atrelado a um som que os mamíferos associam com felicidade é uma maneira subliminar de manipular o dono emocionalmente”, escreveu no estudo Karen McComb, da Universidade de Sussex. “O pedido se torna mais aceitável aos seres humanos do que apenas o miado, que simplesmente faria com que o dono se irritasse e expulsasse o animal do cômodo”.

Os pesquisadores analisaram gravações de diversos animais e constatou que os miados coercivos eram usados apenas quando estavam sozinhos com o dono e que eles tornavam deliberadamente mais dramáticos os miados e o ato de ronronar conforme desejavam algo, como comida ou atenção. Uma vez que os bichanos se inibiam com as equipes de gravação, os próprios donos tiveram que registrar os sons.

O estudo também constatou que nem todos os gatos usam os miados subliminares. Os bichanos que moravam sozinhos com o dono e tinham um relacionamento mais próximo tinham maior probabilidade de apelar para a chantagem emocional do que os de famílias grandes ou que dividiam a casa com outros animais de estimação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo