Artigos

1 em cada 10 animais de estimação morre por causa de problemas cardíacos

O Brasil é o segundo país em número de animais domésticos do planeta, com mais de 58,6 milhões de bichos – sendo 37,2 milhões de cachorros e 21,4 milhões de gatos. Como o avanço da idade, em média a partir de 6 ou 7 anos de vida, boa parte destes animais começam a apresentar problemas de saúde, de acordo com pesquisas de universidades brasileiras. Uma das principais doenças são os problemas cardíacos.

caes_gatos_doencas_cardiacas

Segundo o veterinário Marcos Barrouin Melo, especialista cardiovascular em eletrocardiografia para cães, gatos, equinos e animais silvestres, as doenças cardíacas respondem pela morte precoce de 1 em cada 10 entre caninos e felinos no Brasil.

Uma das principais barreiras para o diagnóstico é a dificuldade de acesso a um veterinário cardiologista, principalmente em áreas menos centrais. A presença do profissional permite diagnosticar com eficiência problemas graves, como a insuficiência valvular mitral e tricúspide, a hipertensão arterial e as cardiomiopatias dilatada e hipertrófica. “Estas e outras doenças cardiomiopáticas são responsáveis pela morte de, aproximadamente, 7% da população de bichos de estimação no Brasil”, afirma o pesquisador Marcos Barrouin Melo.

No entanto, um aparelho portátil para exames cardíacos que acaba de ser lançado no país promete ajudar as clínicas veterinárias no reconhecimento das doenças, laudo e avaliação do exame efetuado remotamente por profissional.

O FX-1000 é um dispositivo para realização de eletrocardiograma digital, desenvolvido para a emissão de laudos remotos por um especialista. O aparelho é leve, portátil e permite a visualização à distância das condições do bicho de estimação, com o registro da morfologia, ritmo e da frequência cardíaca.

Ligado à internet, o equipamento faz a coleta e transmissão de dados para os veterinários acompanharem remotamente seus pacientes. “Essa solução permite a emissão de laudos precisos para prevenir problemas como arritmias, distúrbios de condução elétrica e distúrbios eletrolíticos”, explica Roger Tanure, especialista em tecnologia é um dos sócios da Ferox.

Avaliação veterinária

Fazer uma avaliação clínica criteriosa e exames complementares, como o eletrocardiograma, ecocardiograma e raios-x de tórax são fundamentais para animais com idade acima de cinco anos. Isso porque é nessa fase que cães e gatos tendem a sofrer os impactos da idade.

Sem contar com o fato de que existem diversas doenças congênitas, aquelas que já nascem com os animais, e podem se manifestar a qualquer momento da vida deles, conforme explica o veterinário Barrouin Melo. “A EcoDopplercardiografia é a forma mais completa de identificação e quantificação dessas alterações. A avaliação adicional por dosagens bioquímicas de substâncias no sangue podem, também, permitir melhor avaliação da saúde cardiovascular dos animais”, conclui o especialista.

Acompanhe as dicas para que seu cão ou gato tenha uma vida mais longa e saudável:

  • Mantenha uma alimentação de boa qualidade (ração super premium) é condição prioritária para boa saúde dos animais de estimação
  • Alimentos e petiscos que devem ser evitados para cães: chocolate, uvas, carambola, cebola, frutas secas são absolutamente proibidos.
  • Faça avaliações periódicas: duas ou três vezes ao ano (ou mais em casos mais graves) para determinar a estabilidade do bicho e resposta ao tratamento;
  • Idade avançada: recomenda-se para um cão com ausculta de sopro cardíaco de grau leve aos dois anos de idade, avaliação de triagem com raio-x torácico após avaliação clínica criteriosa a partir dos 5 a 6 anos de idade, em caso de necessidade.
  • Para cães que apresentam sopro cardíaco de intensidade maior logo, em idade tenra, recomenda-se avaliação mais completa, para verificação da evolução ou não da doença;
  • Medicações, somente quando necessário, e sempre e somente se prescritos por um médico veterinário habilitado.
Artigo AnteriorPróximo Artigo