Artigos

Beagles: compactos, dóceis e inteligentes

Os Beagles se tornaram popularmente conhecidos graças ao desenho animado “Snoopy”, um cão alegre, espirituoso, teimoso e inteligente reproduzia de forma fiel algumas características da raça.

Inteligente e carinhoso, o Beagle é uma ótima opção de companheiro. Fonte: Flickr
Inteligente e carinhoso, o Beagle é uma ótima opção de companheiro. Fonte: Flickr

Além de ser um filhote que as crianças adoram pela sua aparência e doçura, é um cão robusto, de porte médio e que pode ser encontrado nas cores marrom escuro ou avelã. Também é um cachorro perfeito para viver em família por conta de sua sociabilidade, adaptabilidade e companhia.

De origem inglesa, a espécie possui um excelente olfato e foi originalmente criada como cães de caça de coelhos, raposas, faisões e lebres. Era a raça favorita da rainha Elizabeth I e, na França, a mais popular entre os cães. Na Grã-Bretanha, algumas linhagens de Beagles eram geradas para companhia e exposições. Porém, na Inglaterra, não era considerado um excelente cão de caça, pelo seu tamanho e velocidade moderada.

Por mais que seja um cão extremamente dócil, pode se apegar de forma intensa por um membro específico da família. Dessa forma, muitos os chamam de “cachorro sombra”. Precisam de disciplina e adestramento cedo para evitar comportamentos rebeldes e de destruição como mastigar objetos, móveis e outros itens da casa.

Sua pelagem é brilhante e de cuidados fáceis. Basta escová-la semanalmente. Banhos frequentes não são necessários. Por ser um cão de porte médio, se adapta bem em espaços menores, desde que faça caminhadas e exercícios diários que também irão evitar o sobrepeso comum da raça. A sua expectativa de vida é de 13 a 15 anos.

Saúde e cuidados específicos

Os Beagles adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada. Evite petiscos, comida humana e os alimente somente com ração. Caso contrário, o excesso de peso pode provocar problemas nas articulações e na coluna. Epilepsia, problemas cardíacos e oculares são outros maus comuns. As orelhas compridas e caídas precisam ser limpas regularmente para prevenir otites.

Artigo AnteriorPróximo Artigo